Polícia Federal assume a responsabilidade pela segurança de Belém durante COP30
Medida visa garantir a proteção de líderes globais e espaços da COP30; operação da Polícia Federal terá dez frentes, incluindo varreduras antibombas, controle migratório e neutralização de drones
-
O Governo anunciou, nesta quarta-feira (5), que a Polícia Federal vai assumir a segurança pública de Belém durante a Cúpula de Chefes de Estado e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30. A coordenação deve durar entre os dias 6 e 7 e de 10 a 21 de novembro.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A ação terá foco na proteção integral de autoridades, nacionais e estrangeiras, e na segurança dos espaços dos eventos. Por isso, a operação da PF vai abranger 10 frentes estratégicas: coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional, controle migratório especializado, segurança aeroportuária, monitoramento e neutralização de drones hostis, operações fluviais e portuárias, resposta tática a incidentes críticos, coordenação de varreduras antibombas, cybersegurança, apoio ao credenciamento e a proteção 24 horas das delegações oficiais.
Leia Mais
COP30
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) é um tratado internacional entrou em vigor em 21 de março de 1994 e conta, atualmente, com a participação de 198 países. Seu objetivo é prevenir a interferência humana “perigosa” no sistema climático.
A UNFCCC criou a Conferência das Partes (COP), como órgão responsável por tomar as decisões para a implementação de compromissos assumidos pelos países no combate à mudança do clima.
O evento reunirá cerca de 150 delegações estrangeiras, incluindo mais de 50 chefes de Estado ou de Governo. A COP30 representa um marco histórico para o Brasil e para a Amazônia, e vai reunir líderes mundiais para definir os rumos das políticas climáticas internacionais.