Polícia descobre plantação com cerca de 6 mil pés de maconha em Coromandel

Operação mobilizou a Polícia Militar de Coromandel, Monte Carmelo, Patrocínio e Uberlândia, além da Polícia Civil, que também esteve presente na zona rural, no distrito de Santa Rosa dos Dourados

, em Uberlândia

-

Uma plantação com aproximadamente 6 mil pés de maconha foi localizada nesta segunda-feira (28) em uma área rural do distrito de Santa Rosa dos Dourados, pertencente ao município de Coromandel, no Alto Paranaíba. A ação foi resultado de uma operação conjunta das polícias Militar e Civil. Segundo a Polícia Militar de Patrocínio, os pés de maconha foram arrancados com o uso de uma máquina e incinerados no local.

A ação teve início por volta das 5h da manhã e contou com o apoio do helicóptero Pégasus, que ajudou na localização da plantação em meio à vegetação. Segundo a PM, o alvo já estava sendo monitorado pelas autoridades, e o sigilo da operação foi mantido até os momentos que antecederam a atuação no local.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em março deste ano, a Polícia Militar de Uberlândia apreendeu mais de mil pés de maconha em plantações espalhadas pelos bairros Tocantins e Guarani, na zona oeste da cidade.

Apreensão de 6 mil pés de maconha

A operação mobilizou a Polícia Militar de Coromandel, Monte Carmelo, Patrocínio e Uberlândia, além da Polícia Civil, que também esteve presente na zona rural onde a droga foi encontrada.  No local, foi identificada uma plantação com mais de 5 mil pés de maconha, com altura média de 1,5 metro.

plantação com cerca de 6 mil pés de maconha
Operação conjunta das polícias Militar e Civil localiza plantação com cerca de 6 mil pés de maconha em Santa Rosa dos Dourados, distrito de Coromandel – Crédito: PCMG/Divulgação

Segundo a Polícia, a área de cultivo estava cercada por sombrite preto e contava com um sistema avançado de irrigação e iluminação, características que indicam um cultivo profissional e voltado para fins ilícitos. A estrutura reforça a hipótese de que o espaço era utilizado para o abastecimento de redes do tráfico na região.

Operação Mandágora

A operação foi batizada de “Mandrágora”, em alusão à planta de mesmo nome, conhecida historicamente por seu envolvimento com misticismo e simbolismo, sendo atribuídos a ela supostos “poderes mágicos” ao longo dos séculos.

A ação contou com a participação de diversas forças de segurança, incluindo militares da 9ª Companhia de Policiamento Especializado (GER/Rocca), 2ª Brave, 265ª Companhia Tático Móvel, e 98ª Companhia da Polícia Militar, com o apoio de cães farejadores. Também integraram a operação a Polícia Civil, por meio da Perícia Criminal e do Setor de Inteligência da Polícia Militar.

×

Leia Mais

Monitoramento e investigação

O comandante da operação, major Parreira da 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM), confirmou que o local vinha sendo alvo de investigações. Segundo ele, uma reunião com o comando da Polícia Militar de Coromandel foi agendada para tratar dos próximos desdobramentos do caso.

A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local e realizou os procedimentos de praxe, incluindo a coleta de amostras da substância apreendida para encaminhamento à análise laboratorial. Após autorização da autoridade competente, a plantação e os insumos encontrados foram destruídos por meio de queima controlada, conforme a legislação.

Cerca de 5 mil pés de maconha foram destruídos no local por meio de queima controlada
Cerca de 6 mil pés de maconha foram destruídos no local por meio de queima controlada – Crédito: PMMG/Divulgação

A área segue isolada e sob análise das equipes policiais. A investigação busca identificar os responsáveis pelo cultivo e possíveis conexões com o tráfico regional. As informações apuradas até o momento apontam que os suspeitos não residem na região.