Polícia Civil apreende mais de 17 mil bebidas falsificadas no interior de SP

Operação foi deflagrada nesta terça-feira (30) em Americana; 10º caso de intoxicação por metanol foi registrado no estado

, em Uberlândia

-

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação voltada ao combate à falsificação de bebidas alcoólicas, na manhã desta terça-feira (30). Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Americana por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Mais de 17,7 mil produtos foram recolhidos, no entanto, a substância metanol não apareceu entre o material apreendido.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Desde o início do ano, a polícia de São Paulo já havia apreendido 5,2 mil unidades de destilados falsificados em todo o estado. As apreensões desta terça (30) ocorreram em uma chácara na zona rural da cidade, que era usada para falsificar e envasar bebidas alcoólicas.

No local, os agentes encontraram recipientes para armazenamento e transporte de líquidos e garrafas vazias. Os falsificadores produziam uísque, gim e vodka, segundo o Deic.

Duas pessoas foram presas por envolvimento em falsificação. Elas devem responder por crimes contra a propriedade material, contra a saúde pública e contra relação de consumo. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.

Ações de fiscalização e investigação

Além de Americana, as secretarias estaduais de Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e a Vigilância em Saúde do Município de São Paulo (Covisa), realizaram fiscalizações e investigações em três bares e adegas nas regiões dos Jardins e Mooca, na capital paulista. As ações foram realizadas nesta segunda-feira (29).

Nos três estabelecimentos, foram apreendidas 117 garrafas de bebidas sem rótulos e sem comprovação de procedência. Os produtos serão encaminhados à perícia no Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica. Dois estabelecimentos foram autuados por irregularidades sanitárias.

As ações rotineiras das Vigilâncias Sanitárias dos municípios e do Estado foram intensificadas em cidades da Grande São Paulo. Em setembro, mais de 43 mil ações de fiscalização foram realizadas nos estabelecimentos de comércio de bebidas, alimentos, bares, restaurantes e adegas de 645 cidades paulistas.

PCSP apreende mais de 17,7 mil bebidas falsificadas em Americana
Polícia Civil de São Paulo apreende mais de 17,7 mil bebidas falsificadas em Americana – Créditos: SSP/Divulgação

Casos de intoxicação por metanol

Segundo nota oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública desta segunda-feira (29), o décimo caso de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebida alcoólica foi registrado no estado de São Paulo. Três mortes foram oficialmente atestados pelo Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas. O Ministério da Saúde monitora a situação junto ao estado de São Paulo.

Entre as vítimas da contaminação está um jovem de 27 anos, identificado apenas como Rafael, que permanece internado em coma há mais de 20 dias. Ele consumiu doses de gin com energético e gelo aromatizado comprados em uma adega na Cidade Dutra, zona sul da capital paulista, no dia 30 de agosto. Desde então, está internado em estado grave.

Quais são os sintomas da intoxicação?

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os sintomas costumam aparecer entre 6 e 24 horas após a ingestão:

  • Sonolência
  • Tontura
  • Dor abdominal
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Confusão mental
  • Taquicardia
  • Visão turva
  • Fotofobia
  • Convulsões
  • Acidose metabólica.

Em casos mais graves, pode haver cegueira irreversível, choque, pancreatitie, insuficiência renal e comprometimento neurológico.