Polícia apreende 143 galos em rinha clandestina de Minas Gerais
Animais avaliados em R$ 200 mil foram resgatados e materiais usados nas apostas foram apreendidos pela Polícia Militar
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) resgatou 143 galos vítimas de maus-tratos em uma rinha clandestina em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação aconteceu neste sábado (30), após denúncia anônima sobre a prática ilegal em um sítio. Além dos galos da raça índio, avaliados em cerca de R$ 200 mil, os policiais apreenderam duas balanças e um cronômetro, instrumentos usados para preparar as disputas clandestinas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Leia Mais
Rinha clandestina de galos descoberta pela PM
De acordo com a ocorrência, militares chegaram ao local e confirmaram a denúncia. Para conter os envolvidos e garantir a apreensão dos animais, foi necessário o apoio do Tático Móvel e do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPMAmb).
Investigação e crimes ambientais
A prática de rinha de galos é considerada crime ambiental no Brasil, prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), que pune os responsáveis por maus-tratos a animais com detenção e multa.
Os animais foram recolhidos e encaminhados para avaliação veterinária. Já os responsáveis pela rinha serão investigados e podem responder judicialmente.