PF cumpre mandado em Uberaba após apreensão de 480 kg de agrotóxicos contrabandeados

Alvo é um idoso suspeito de alugar carros com documentos falsos para viabilizar o transporte de agrotóxicos ilegais ao Sul do país

, em Uberlândia

-

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (4), um mandado de busca e apreensão em Uberaba, no Triângulo Mineiro, como parte de uma investigação que apura contrabando de 480 kg de agrotóxicos, apropriação indébita de veículos e uso de documentos falsos.

Carga de 480 kg de agrotóxicos ilegais leva PF a cumprir mandado em Uberaba
Polícia Federal revista casa de suspeito de contrabandear 480 kg de agrotóxicos ilegais – Crédito: PF/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O alvo da operação é um idoso, suspeito de aplicar golpes de locação de carros utilizando identidades falsas, esquema que teria sido usado para viabilizar o transporte de agrotóxicos ilegais até a região de fronteira no Sul do país.

Veículo com 480 kg de agrotóxicos

Segundo a PF, o mesmo suspeito teria alugado, em 3 de março de 2023, uma caminhonete Fiat Strada em Ribeirão Preto (SP), usando documentos falsos em nome de outra pessoa. Após retirar o veículo, o investigado removeu o rastreador, alegou que precisava viajar para Uberlândia por motivos familiares e desapareceu com o carro.

Meses depois, em 29 de dezembro de 2023, o automóvel foi localizado abandonado pela Polícia Militar do Paraná em Itaipulândia (PR), já próximo da fronteira. Dentro do veículo estavam aproximadamente 480 kg de agrotóxicos estrangeiros, entre eles o produto Benzoop 30, classificado como extremamente tóxico e que não possui registro no Brasil.

Com essa apreensão, o inquérito foi instaurado na Delegacia da PF em Foz do Iguaçu, onde surgiram os primeiros indícios sobre o suspeito e o possível padrão criminoso.

Suspeito seria reincidente

A PF aponta que o investigado apresenta um histórico de práticas ilegais, ele é ligado a outros casos de locação fraudulenta, incluindo um GM/Spin alugado em Goiânia (GO) também com documentos falsos.

Nesta terça (04), na ação em Uberaba, o alvo foi localizado em uma pensão no bairro São Benedito, que, segundo os investigadores, funcionaria como base de apoio.

O objetivo do mandado foi recolher celulares, documentos, mídias e outros materiais que possam reforçar a investigação e identificar outros envolvidos na cadeia criminosa.

×

Leia Mais

Próximos passos

As apurações seguem em andamento. Os materiais apreendidos serão analisados para rastrear eventuais colaboradores, identificar rotas e confirmar se há ligação com grupos criminosos especializados na logística de contrabando de insumos agrícolas, um tipo de fraude que movimenta dezenas de milhões por ano no país, especialmente nas fronteiras.