Passageiros conseguiram pular do balão em chamas antes da queda, veja em novas imagens

Um maçarico no cesto do balão teria iniciado o incêndio, conforme o piloto relatou à polícia

, em Uberlândia

-

Alguns passageiros conseguiram saltar do balão que pegou fogo neste sábado (21) em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. Com a perda de peso causada pelos saltos, a estrutura, que já estava em chamas, subiu novamente e caiu com oito pessoas ainda a bordo. Todas morreram.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“Algumas pessoas acabaram pulando do cesto. As que ficaram, morreram ali carbonizadas, abraçadas”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel. Outras quatro vítimas morreram ao tentar saltar de grande altura.

Imagens capturadas por moradores mostram outro ângulo do acidente:

Crédito: @floripamilgrau

Aos oficiais, o piloto contou que o fogo começou dentro do cesto, em um maçarico usado para alimentar a chama principal do balão. Ele relatou à Polícia Civil que não sabe se o equipamento estava aceso ou se ativou por acidente, mas confirmou que o incêndio partiu dali.

“O fogo começou nesse maçarico que estava dentro do cesto. O piloto não soube precisar se houve ignição espontânea, mas foi esse o ponto de origem”, disse o delegado Tiago Luiz Lemos.

Balão em chamas sobe novamente após parte dos passageiros saltar; estrutura caiu minutos depois – Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

Após o início das chamas, o balão conseguiu descer até uma altura que permitiu que parte dos ocupantes saltasse. Treze pessoas sobreviveram, incluindo o piloto. No entanto, logo após os saltos, o balão ficou mais leve, subiu descontrolado e colapsou em pleno ar.

As autoridades também investigam as condições climáticas no momento do voo. Havia vento instável na região, o que pode ter dificultado a condução do balão durante a emergência.

Praia Grande é conhecida nacionalmente pelo turismo de balonismo. Agora, a cidade lida com o impacto de um dos acidentes mais graves já registrados na região.

×

Leia Mais

Autoridades lamentam

Após o ocorrido, políticos locais e nacionais se manifestaram nas redes sociais prestando solidariedade às vítimas e às famílias. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, disse que o estado dará apoio às investigações e à assistência das vítimas. Parlamentares da região também cobraram reforço na regulamentação das atividades de balonismo.

Em nota, o presidente Lula colocou o governo à disposição das vítimas do acidente. “Quero expressar minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido com um balão na manhã deste sábado em Santa Catarina. E colocar o Governo Federal à disposição das vítimas e das forças estaduais e municipais que atuam no resgate e no atendimento aos sobreviventes”, disse.