Operação Rota Universitária desfaz esquema de tráfico de drogas no entorno da UFU

Ação da MPMG, Gaeco e polícias Militar e Civil cumpriu 35 mandados judiciais; grupo criminoso usava o entorno do campus Santa Mônica para o tráfico de drogas

, em Uberlândia

-

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeco Uberlândia, e as polícias Militar e Civil deflagraram a Operação Rota Universitária na manhã desta quarta-feira (1º). Foram cumpridos 35 mandados judiciais, sendo 21 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em Uberlândia.

As investigações revelam que a organização criminosa é voltada ao tráfico de drogas e armas, além da lavagem de capitais obtidos por meios ilegais. O grupo possuía uma logística complexa e bem estrutura para a distribuição de entorpecentes, dominando pontos de venda estratégicos, em especial nas proximidades da UFU, sendo traçado uma rota do tráfico no interior do bairro, posições privilegiadas no entorno do campus universitário.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Operação Rota Universitária cumpriu 35 mandados judiciais
Operação Rota Universitária cumpriu 35 mandados judiciais – Créditos: Deborah Peres/TV Paranaíba

 

×

Leia Mais

Segundo as autoridades envolvidas na ação, os mandados judiciais são decorrentes de três denúncias já ofertadas pelo MPMG ao Poder Judiciário, por meio da 9ª Promotoria de Justiça e do Gaeco de Uberlândia.

Os denunciados foram acusados de organização criminosa, tráfico de drogas, associação ao tráfico, comércio ilegal de armas de fogo, receptação e lavagem de capitais.

Atuaram na ação um promotor de Justiça, 52 policiais militares e 18 policiais civis, além de servidores e colaboradores do Ministério Público.

A Operação Rota Universitária decorre das três fases da Operação Escobar, realizadas nos últimos meses contra uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de capitais.

Em entrevista ao Balanço Geral, o Major Luciano Parreira explicou que o grupo criminoso se aproveitada da movimentação de pessoas da vida noturna ao entorno do campus Santa Mônica da UFU. No entanto, não há indícios que os comércios da região tenham ligação com o tráfico de drogas.

A princípio, as investigações apontam que o principal público-alvo da venda de drogas dos criminosos eram jovens e universitários. A Operação Rota Universitária, no entanto, foi realizada em 12 bairros de Uberlândia, de zona sul à zona oeste.