Operação Retina II: PF combate desvio de eletrônicos em Uberaba

Ação conjunta com a Receita Federal cumpre mandados de busca e apreensão em residências e comércios suspeitos

, em Uberlândia

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Receita Federal, realizou nesta quinta-feira (5) a segunda fase da Operação Retina, em Uberaba (MG), para desarticular um esquema de descaminho de eletrônicos. 

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais e comerciais ligados a empresas suspeitas de comercializar produtos introduzidos ilegalmente no país.

As investigações apontaram que o grupo importava clandestinamente aparelhos como smartphones, tablets, notebooks, smartwatches, fones de ouvido e acessórios para celulares e computadores, evitando os devidos processos de desembaraço aduaneiro.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Operação Retina II
Esses itens eram vendidos em lojas físicas e também anunciados pela internet, por meio de redes sociais. – Crédito: Reprodução / Polícia Federal

Responsabilização e continuidade das ações da Operação Retina

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de descaminho e associação criminosa.  – Crédito: Reprodução / Polícia Federal

MAIS! Na primeira fase da operação, diversos eletrônicos foram apreendidos

Esta é a segunda fase da Operação Retina, que na etapa inicial, em 24 de novembro, atuou também em Poços de Caldas (MG). Na ocasião, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos para desmantelar práticas semelhantes.

A Operação Retina II reforça o compromisso da Polícia Federal e da Receita Federal em combater o comércio irregular de eletrônicos no Brasil, protegendo o mercado nacional e os consumidores de práticas ilegais.