Operação Prisma cumpre dois mandados de prisão contra facção criminosa em Uberlândia
Ministério Público de São Paulo deflagrou Operação Prisma nesta sexta-feira (14); são 33 mandados de prisão e uma morte na ação que mira o Primeiro Comando da Capital (PCC)
-
Uberlândia foi um dos pontos de atuação da Operação Prisma, realizada na manhã desta sexta-feira (14) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo, em parceria com a Polícia Militar (PM). A ação cumpriu dois mandados de prisão em Uberlândia, além de outros 31 em outras cidades de Minas Gerais e São Paulo. O alvo da operação é a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Operação Prisma
Ao todo, foram 33 mandados de prisão temporária cumpridos em 13 cidades de São Paulo e Minas Gerais, com o objetivo de desarticular o grupo envolvido com tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e “tribunais do crime”.
Em Minas Gerais, os mandados foram cumpridos em Uberlândia e em Delfinópolis. Em São Paulo, nos municípios de Franca, Cristais Paulista, Jeriquara, Altinópolis, Cravinhos, Matão, Ribeirão Preto, Ituverava, São Carlos, Patrocínio Paulista e Miguelópolis.
Leia Mais
Um confronto foi registrado em Franca, no bairro City Petrópolis. O alvo do mandado, Matheus Henrique Cintra, de 30 anos, reagiu à abordagem policial, foi baleado e morreu no local. A versão da reação foi contestada pela esposa do investigado.
As investigações do GAECO e da PM revelaram que o grupo criminoso possuía uma estrutura estável e hierarquizada, com funções específicas como logística, cobrança e difusão ideológica. Celulares, notebooks, drogas, balanças de precisão, anotações do tráfico e placas de veículos estão entre os itens apreendidos na operação. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.
Facções criminosas em Minas Gerais
Na última semana, as autoridades realizaram diversas operações que miram facções criminosas no Tiângulo Mineiro e no Alto Paranaíba.
- A Operação Defensio Vitae, em Prata, buscou desmantelar grupo responsável por homicídios, tráfico de drogas e armas e lavagem de dinheiro;
- A Operação CJK, em Paracatu, mirou facção suspeita de envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, porte e posse de armas de fogo e outros crimes;
- Uberaba, Araxá e Perdizes foram alvo de três operações contra o tráfico de drogas na última segunda-feira (10);
- A Operação Aqueronte cumpriu 15 mandados de busca e apreensão relacionadas ao PCC e ao Comando Vermelho em Araguari.