Operação prende ex-presidente do INSS e cumpre mandados em Minas Gerais

PF cumpriu 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão em Minas Gerais e outros 14 estados; ex-presidente do INSS foi um dos presos na "Sem Decsonto"

, em Uberlândia

-

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) cumpriram, nesta quinta-feira (13), 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares diversas da prisão em Minas Gerais e em outros 14 estados. A ação foi realizada durante uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A realização da operação nesta quinta-feira também sucedeu na prisão do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. O procurador federal e político foi exonerado do cargo em abril, após a Operação Sem Desconto revelar as fraudes contra aposentados e pensionistas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Materiais apreendidos em Minas Gerais durante operação que prendeu o ex-presidente do INSS
Materiais apreendidos em Minas Gerais – Créditos: Polícia Federal/Divulgação

Além de Stefanutto, o ex-ministro da Previdência, Ahmed Mohamad Oliveira, foi alvo de busca e apreensão e terá que usar tornozeleira eletrônica. A operação teria sido autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça.

Os cumprimentos dos mandados atingem os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

×

Leia Mais

“Estão sendo investigados os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial”, informou a PF.

Ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto
Ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi preso na Operação Sem Desconto – Créditos: Bruno Peres/Agência Brasil