Polícia Federal age contra tráfico e lavagem de dinheiro em Uberaba e Centralina
Ação conjunta da Polícia Federal, Gaeco e forças estaduais cumpre mandados de prisão e busca em cidades do Triângulo
-
A Operação Homizio, deflagrada nesta terça-feira (23), mobilizou a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/MG) para desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atua no Triângulo Mineiro.
A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e oito de busca e apreensão nas cidades de Uberaba e Centralina, em Minas Gerais. Durante a ação, os agentes apreenderam uma grande quantidade de dinheiro em espécie.

Segundo a Polícia Federal (PF), a investigação teve início em 2022, quando cerca de R$ 1,5 milhão em espécie, parte em moeda estrangeira, foi apreendido em duas operações distintas. O dinheiro estava escondido em compartimentos de veículos, o que levantou suspeitas sobre sua origem ilícita.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Operação Homizio desmantela esquema criminoso
De acordo com os investigadores, os valores apreendidos seriam provenientes do tráfico de drogas e estavam ligados a uma organização criminosa estruturada, que além do tráfico, também atuava na lavagem de dinheiro em Minas Gerais e outros estados.

O nome da operação faz referência ao termo “homizio”, que significa esconder alguém ou algo da Justiça, em alusão ao método utilizado pelo grupo para ocultar e dissimular os valores obtidos de forma ilícita.
As medidas cautelares foram autorizadas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Uberaba. A Ficco/MG é coordenada pela PF e conta com a participação da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Penal (PP) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
