Operação “Fortaleza Tomada” sequestra casa adaptada para o tráfico no bairro Canaã, em Uberlândia
Operação mira organização criminosa responsável por 40 ocorrências de tráfico de drogas, em Uberlândia, ao longo de um ano
-
A Operação Fortaleza Tomada, deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), resultou no sequestro de uma casa no bairro Canaã, que havia sido adaptada para a comercialização de drogas.
A ação foi coordenada pelo 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e pelo Núcleo de Inteligência Criminal da 9ª Região de Polícia Militar (RPM), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Operação Fortaleza Tomada
A operação Fortaleza Tomada tem como alvo uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas no bairro Canaã.
Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão preventiva.
Até o momento, foram apreendidos R$ 8 mil em dinheiro, 20 munições calibre 9mm, dois rádios “Handie-Talkie” e um saco contendo substância semelhante à cocaína, entre outros materiais.
Além disso, dois imóveis residenciais foram sequestrados, impedindo que sejam vendidos ou alterados durante o processo judicial.
Ao todo, 29 agentes participaram da operação, incluindo integrantes do Ministério Público e da Polícia Militar.

A Fortaleza do bairro Canaã
Segundo as forças de segurança, criminosos utilizavam uma casa no bairro Canaã como ponto de venda de drogas. De acordo o capitão Lins, da PM, o local já era monitorado. “A Fortaleza tem sido monitorada desde 2024 e tudo começou com denúncias anônimas, pelo o 181. O tráfico lá estava incomodando a vizinhança. Desde então, foram registradas 40 ocorrências de tráfico no local”, contou.
Para dificultar a ação policial, o imóvel foi todo adaptado, transformando a casa em uma verdadeira fortaleza criminosa, justificando o nome da Operação Fortaleza Tomada. “Essa organização criminosa desafiou o Estado e as forças de segurança, eles criaram uma estrutura fortificada, por isso o nome Fortaleza. Eram muros de três metros, imóvel totalmente fechado, portões reforçados, câmeras, concertinas, de modo que eles entendiam que iam inibir a ação policial”, detalhou o Capitão.
A casa denominada Fortaleza e outro imóvel já estão em processo de sequestro judicial.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Atuação da organização criminosa
Entre 2024 e 2025, a organização criminosa investigada esteve envolvida em 40 ocorrências policiais em Uberlândia, resultando em 40 prisões e 13 apreensões de menores.
No mesmo período, também foram apreendidos diversos materiais ilícitos:
- 33 tabletes de maconha
- 1.408 buchas de maconha
- 996 pedras de crack
- 402 papelotes de cocaína
- 41 comprimidos de ecstasy
- 8 máquinas de cartão
- 35 câmeras de monitoramento