Operação do Gaeco em Prata mira grupo ligado a homicídios e tráfico
Operação Defensio Vitae mira grupo envolvido com homicídios, tráfico e armas; 36 mandados foram cumpridos na cidade mineira
-
Uma operação do Gaeco em Prata, no Triângulo Mineiro, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (3) com foco no combate a uma organização criminosa ligada a homicídios, tráfico de drogas e armas. A ação, batizada de Operação Defensio Vitae, expressão em latim que significa “defesa da vida”, mobilizou cerca de 90 agentes das forças de segurança pública de Minas Gerais.
Coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Prata, a Polícia Militar e a Polícia Civil, a ação resultou no cumprimento de 36 mandados judiciais, sendo 20 de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Presos são acusados de integrar grupo responsável por crimes graves
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o grupo investigado seria responsável por diversos homicídios consumados e tentativas de assassinato na cidade de Prata. As investigações revelaram uma estrutura criminosa sofisticada, que incluía logística para execuções, pontos estratégicos para o tráfico e distribuição de entorpecentes, além de uso frequente de armamentos.
Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante por posse e porte ilegal de arma de fogo, com os armamentos devidamente apreendidos pelas equipes.
Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça. Eles deverão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio e porte ilegal de arma.
Leia Mais
Operação do Gaeco em Prata mobilizou forças no combate ao crime organizado
Participaram da ação três promotores de Justiça, 70 policiais militares e 16 policiais civis, além de servidores e colaboradores do Ministério Público. A operação foi destacada como mais um passo na estratégia de combate qualificado à criminalidade organizada, com foco na preservação da vida e segurança da população mineira.
O MPMG convocou uma coletiva de imprensa às 11h30, no auditório da instituição em Uberlândia, para apresentar detalhes da operação e dos desdobramentos das investigações.