Operação Disciplina KZ cumpre 25 mandados contra grupo criminoso em Minas
Ação da Polícia Civil mira organização ligada ao tráfico, homicídios e lavagem de dinheiro em Campos Altos e outras quatro cidades mineiras
-
A Operação Disciplina KZ mobilizou 60 policiais civis na manhã desta quarta-feira (30) para cumprir 25 mandados judiciais, sendo 12 de prisões preventivas e 13 de busca e apreensão, em Campos Altos, Ibia, Araxá, São Gotardo e Montes Claros. A ação mira uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios no Estado.
Conduzida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a ação teve apoio do COE, CATE e do Canil da capital, e é desdobramento de uma investigação iniciada em Campos Altos com aval do Ministério Público e da Vara Criminal.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Por que o nome “Operação Disciplina KZ”
O delegado responsável pelas investigações, Jeferson Leal, explicou que o nome faz referência a um grupo criado em rede social, utilizado pelos suspeitos para reuniões, decisões internas e até aplicação de punições a membros que descumprissem as regras impostas pelo estatuto da facção.
Segundo ele, o grupo funcionava como um “tribunal do crime”, controlando ações de tráfico e violentas na região. Três integrantes já haviam sido presos em flagrante no início de outubro, durante a primeira fase da apuração.
Leia Mais
Delegados destacam empenho policial na Operação Disciplina KZ
O chefe do 5º Departamento de Polícia Civil de Uberaba, Cezar Felipe Colombari, enfatizou a articulação conjunta das equipes. “Colocamos 60 policiais civis nas ruas para cumprir 12 ordens de prisão e 13 de busca e apreensão no combate ao tráfico de drogas e à organização criminosa. A participação do COE, CATE e do Canil de Belo Horizonte foi essencial”.
O delegado Jeferson Leal reforçou que as investigações duraram dois meses e revelaram o modo de atuação do grupo, que também é suspeito de envolvimento em homicídios e roubos. Já o delegado regional de Araxá, André Salviano, destacou que a estratégia integrada busca “combater de forma contínua e firme o crime organizado que atua na região”.

Coletiva deve detalhar resultados da Operação Disciplina KZ
A PCMG informou que a atualização dos resultados, incluindo materiais apreendidos, nomes dos presos e possíveis novos desdobramentos da Operação Disciplina KZ, será apresentada em coletiva às 10h, na Delegacia de Campos Altos.
Notícia em atualização *