Operação contra roubo de caminhões prende quatro em Uberlândia e revela quadrilha estruturada

Delegado detalha como grupo agia em galpões clandestinos; dois suspeitos seguem foragidos

, em Uberlândia

-

A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou nesta terça-feira (8), em Uberlândia, a primeira fase da Operação Tormentum Ferri (“Tempestade de Ferro”, em latim), com foco no combate ao roubo de caminhões, cargas e adulteração de veículos pesados. A ação resultou em seis prisões (três homens e três mulheres) e no cumprimento de mandados de busca e apreensão em diversos bairros da cidade.

De acordo com a corporação, a quadrilha é especializada em receptação qualificada, adulteração de sinais identificadores e escoamento de cargas furtadas pelas estradas de Minas Gerais e Goiás. A investigação começou em setembro de 2024, após a descoberta de um desmanche clandestino no bairro Alto Umuarama.

Vídeo mostra o momento em que os policiais chegaram em um dos enderecos da operação de combate ao roubo de caminhões. Veja o vídeo:

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Durante coletiva de imprensa concedida nesta manhã pelo delegado regional Gustavo Anai, foi revelado que os criminosos alugavam barracões de forma fraudulenta, onde desmontavam os veículos roubados, adulteravam os chassis e os reenviavam ao mercado para novas ações criminosas. “Esses caminhões adulterados voltavam a circular para transportar cargas furtadas ou roubadas”, afirmou o delegado.

Entre os detidos está um homem de 38 anos, apontado como líder da associação criminosa. Ele possui antecedentes por tráfico de drogas, receptação qualificada e associação criminosa. A companheira dele, de 30 anos, também foi presa. Segundo a Polícia Civil, ela atuava como braço financeiro e logístico da organização. Duas outras mulheres, também presas, têm passagens policiais.

×

Leia Mais

Investigações continuam

policiais cumprindo mandado em operação de combate ao roubo de caminhões
Os mandados foram cumpridos em quatro bairros de Uberlândia – Crédito: PCMG / Reprodução

A operação cumpriu seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, nos bairros Laranjeiras, Marta Helena, Shopping Park e São Jorge. Segundo o delegado, os materiais apreendidos serão fundamentais para identificar outros envolvidos, incluindo possíveis autores de roubos e furtos de cargas.

“A investigação continua e novas fases da operação podem ser deflagradas nos próximos dias”, ressaltou Anai. Ele evitou dar mais detalhes sobre o envolvimento de cada suspeito para não atrapalhar os desdobramentos. “Não adianta perguntar. Se eu contar o que está por vir, é como dar spoiler de um filme”, brincou o delegado.

A escolha do nome “Tormentum Ferri” simboliza a força da resposta estatal contra a cadeia criminosa que vinha desestabilizando economicamente o setor de transporte, além de colocar em risco a segurança nas estradas.