O último momento: vídeo mostra uberlandense desaparecido em Santos
"Ele dizia que ia ser morto": namorada relata medo e confusão antes do sumiço no litoral de SP
-
Um vídeo registrou o último momento em que Herick de Jesus Luz, barbeiro uberlandense de 23 anos, foi visto no litoral de São Paulo. O jovem desapareceu após apresentar um comportamento de medo e confusão durante uma viagem ao Guarujá.
A namorada de Herick, Laura Caroline Silva, de 24 anos, relatou ao Paranaíba Mais os momentos que antecederam o sumiço. Laura contou que o jovem dizia estar sendo perseguido por pessoas que queriam matá-lo e insistia que precisavam deixar Uberlândia ainda na sexta-feira, dia 31.

Laura presenciou o início do comportamento que a família acredita ser um surto psicótico e que levou o jovem a desaparecer no sábado (1º), no Guarujá. A mãe de Herick, Veronica José Luz, retorna a Santos nesta quinta-feira (6) para intensificar as buscas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
“Ele falava que estava sendo seguido, que iam matar se ficasse lá. Pediu para eu ir embora com ele para São Paulo. Estava assustado, falava coisas desconexas, nunca imaginei passar por isso com ele”, comentou Laura sobre o início dos episódios.
De acordo com a jovem, o comportamento de Herick começou a mudar na sexta-feira. “Ele parou lá em casa, me pegou e, nisso, olhei atrás do carro e as roupas estavam todas no carro com os instrumentos de trabalho, máquina, tesoura. Ele estava com a intenção de morar em outro lugar, porque tinha tudo que ele precisava usar”, disse Laura.
Na sorveteria, ainda em Uberlândia, o rapaz começou a manifestar o medo da perseguição de forma mais clara. “Quando a gente chegou na sorveteria, ele começou a falar coisas estranhas. ‘Estou sendo perseguido, os caras estão atrás de mim, vão me matar se eu ficar aqui’. Ele dizia: ‘eu preciso que você vá embora para São Paulo comigo, se eu ficar aqui eles vão me matar, não posso ficar aqui'”, contou.
Após insistência, Laura aceitou passar o fim de semana no Guarujá, sob a condição de que ela não contasse a ninguém. Herick viajou com a companheira, mas sumiu ainda no sábado (1º) após deixar sozinho a pousada onde o casal estava hospedado.
Desaparecimento no Guarujá
No sábado, enquanto estavam na praia do Guarujá, Herick disse para Laura que havia um homem do seu bairro em Uberlândia lá, ficou com medo e pediu para voltarem à pousada. “Ele estava desorientado, inquieto, com muito medo. Não tinha ninguém do bairro lá, ele estava confuso achando que estava sendo perseguido”.
Um pouco mais tarde, na pousada, Herick começou a se preparar para ir embora, sem especificar para onde, mesmo com a viagem de volta para Uberlândia combinada apenas para o domingo (2).
“Ele pegou todas as coisas e colocou no carro. Ele falava: ‘vai que no meio do caminho a gente decide ir embora’. Nisso ele pegou a chave da pousada. Eu falei: ‘por que você está pegando a chave, sendo que você está falando que a gente vai embora no meio do caminho?’ Ele dizia: ‘vai que a gente tem que voltar depois'”, relatou a namorada, evidenciando o estado de confusão do barbeiro. “Ele não dizia coisa com coisa”, finalizou Laura.
O desaparecimento aconteceu quando Herick saiu da pousada dizendo que procuraria a chave do carro, que havia se perdido. Minutos depois, Laura encontrou a chave dentro da própria bolsa e enviou uma mensagem avisando que ele podia voltar.
Em resposta, Herick disse que havia parado para comprar uma cerveja e que logo retornaria. Mas nesse momento, ele estava conversando com a mãe por mensagem no celular, dizendo que pessoas da família de Laura queriam matá-lo. Mais tarde, a mãe descobriu que o jovem havia pegado um ônibus com destino a Santos.
O Paranaíba Mais teve acesso às mensagens que ele trocou com a mãe nesse momento:

Buscas em Santos e vídeo em adega
A última informação que a família teve é de que Herick esteve em uma adega em Santos. Em um vídeo gravado por uma câmera de monitoramento é possível ver o homem no interior do local, aparentemente conversando no celular. As imagens foram registradas no domingo (2), às 14h22. A família não confirmou o endereço exato do local.
A mãe do rapaz, Veronica José Luz, retorna nesta quinta (6) ao litoral de São Paulo para dar continuidade às buscas. Ela afirma que o filho é um trabalhador e que nunca apresentou esse tipo de problema. “Ele ficou desconfiado até da namorada. Isso nunca aconteceu com ele, desde dezoito anos ele trabalha como barbeiro. É uma pessoa tranquila”, disse a mãe ao Paranaíba Mais.
Segundo o cunhado do jovem, Lucas Rodrigues Araújo, a família acredita que ele tenha tido um surto ao apresentar comportamento de medo e perseguição, porém afirma que isso nunca tinha ocorrido antes.
Laura Caroline, que já retornou para Uberlândia, também destaca a surpresa com o ocorrido: “Ele é um menino muito tranquilo, me respeita, é trabalhador. Nunca tinha acontecido isso. Eu nunca imaginei passar por isso com ele. Estou estranhando, é difícil”.
A família registrou um boletim de ocorrências e as autoridades paulistas investigam o caso do barbeiro desaparecido no Guarujá.
Leia Mais
Como ajudar com informações
Familiares pedem que qualquer pessoa que tenha visto Herick de Jesus Luz no litoral paulista, seja no Guarujá ou em Santos, entre em contato imediatamente com a Polícia. Imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos podem ser cruciais para ajudar a localizá-lo.