Novas imagens: ônibus com universitários da UFU é consumido por incêndio em Uberaba
Veículo que levava alunos da UFU para evento esportivo em Uberaba foi destruído pelas chamas. Ninguém ficou ferido. Imagens mostram o fogo e a evacuação
-
Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) passaram por momentos de tensão na noite desta quarta-feira (18) após o ônibus em que estavam pegar fogo no bairro Beija-Flor, em Uberaba. O grupo havia acabado de chegar à cidade para participar de um evento esportivo estudantil, quando as chamas começaram a se alastrar pelo veículo. Vídeos registrados pelos próprios universitários mostram o momento da evacuação e, em seguida, o ônibus completamente tomado pelo fogo.
Segundo o boletim de ocorrência, o incêndio começou por volta das 20h na Rua João Dallacqua e foi percebido inicialmente por um militar que passava pelo local. Ele agiu rapidamente e ajudou a retirar os 38 ocupantes que estavam no interior do veículo. Todos conseguiram sair a tempo, sem ferimentos.

Incêndio de grandes proporções mobilizou cinco viaturas
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Uberaba, o ônibus já estava completamente tomado pelas chamas no momento da chegada das equipes de combate. O fogo ganhou intensidade devido à grande quantidade de bagagens no compartimento inferior e à presença de dois botijões de gás de cozinha armazenados no bagageiro central, o que elevou o risco de explosões.
Cinco guarnições, sendo três viaturas de combate a incêndio, atuaram no local com sistema de revezamento para garantir o abastecimento de água. Ao todo, cerca de 24 mil litros de água foram utilizados para apagar o fogo. Após o controle das chamas, os militares também agiram para eliminar riscos secundários.
Entre os desafios enfrentados estava o vazamento de óleo do ônibus, que se espalhou por um trecho da via por conta da inclinação do terreno. Para evitar acidentes, foi aplicada serragem sobre toda a extensão afetada. A rede elétrica do local também sofreu danos devido ao calor intenso, o que exigiu o desligamento emergencial feito pela concessionária de energia.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Estudantes da UFU integravam atlética de engenharia
Os universitários envolvidos fazem parte da Atlética de Engenharia e da Charanga, bateria estudantil da UFU. Nas redes sociais, os alunos publicaram vídeos durante o trajeto e também no momento do incêndio. As imagens mostram a correria para salvar pertences e a comoção diante da destruição do veículo. Veja o vídeo publicado durante o trajeto:
A assessoria da UFU publicou uma nota nas redes sociais se solidarizando com os estudantes. Veja:
“A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se solidariza com os 38 estudantes da UFU que estavam em um ônibus que pegou fogo na noite de ontem, na entrada de Uberaba. A instituição tem prestado todo apoio necessário ao grupo, através da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e da Direção da Faculdade de Engenharia Mecânica.
A UFU esclarece ainda que o grupo de estudantes estava em um ônibus privado, contratado pela Associação Atlética Acadêmica Engenharia UFU, para se deslocar até Uberaba. O grupo participa da Copa Inter Atléticas (CIA), evento privado de competição esportiva, shows e festas, que acontece de 19 a 22 de junho.
O Corpo de Bombeiros de Uberaba atendeu prontamente o chamado e a PM investiga as causas do acidente. Felizmente, não houve feridos e os danos foram apenas materiais.”
Alunos estão bem e aproveitam evento
Segundo a estudante de Direito da UFU, Luana Soares, que estava no ônibus que pegou fogo, os alunos estão bem e já estão aproveitando o evento. Ela contou que a atlética viajava em dois ônibus e que a maioria dos instrumentos da bateria Charanga estava no veículo que não pegou fogo.
“Perda de instrumentos teve sim, mas não de todos. Alguns conseguiram retirar e a maioria estava no outro ônibus que não pegou fogo”, comentou ao Paranaíba Mais.
Nas redes sociais, os alunos da atlética postaram vídeos, após o incêndio, do grupo já em alojamentos e seguros. As gravações mostram os estudantes ensaiando com os instrumentos e, horas depois, já na torcida em jogos universitários.
Causa do incêndio ainda é desconhecida
A perícia técnica da Polícia Civil foi acionada e realizou os levantamentos no local. Segundo o boletim de ocorrência, ainda não há indícios da causa do incêndio. O caso segue sob investigação. A Polícia Militar e a Guarda Municipal prestaram apoio durante toda a operação, garantindo a segurança no entorno e o controle do trânsito. A PC enviou uma nota sobre o assunto, veja na íntegra:
“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que teve equipe da perícia oficial acionada até o bairro Beija-Flor, em Uberaba, na noite de ontem (18/6), em razão de incêndio em veículo automotor registrado no local. A ocorrência se encontra em andamento, e outras informações poderão ser repassadas após o fechamento.”