Mais de uma tonelada: pés de maconha encontrados em plantação são queimados em Uberlândia
A destruição ocorreu em uma empresa localizada no Distrito Industrial, que possui os equipamentos necessários para o procedimento
-
Mais de mil pés de maconha foram destruídos na manhã desta quarta-feira (26), em Uberlândia. A droga, que pesou mais de uma tonelada e meia, foi apreendida durante uma operação da Polícia Militar (PM) nos bairros Tocantins e Guarani, na zona oeste do município, na última semana.
A incineração de entorpecentes apreendidos pelas forças de segurança é um procedimento padrão, mas, devido ao grande volume, a queima foi antecipada.

Pés de maconha destruídos
A destruição da droga foi determinada pela Justiça. A incineração ocorreu em uma empresa localizada no Distrito Industrial, que possui os equipamentos necessários para o procedimento.
De acordo com o sargento Arley, da Polícia Militar, foi necessária uma operação especial devido à quantidade do material apreendido. “São mais de mil pés, então foi preciso realizar uma ação conjunta com a Polícia Civil para incinerar esse material. Primeiro, fazemos a pesagem, com o acompanhamento de um perito. Em seguida, ocorre a incineração, e todo o processo é encaminhado à Polícia Civil para finalização”, explicou.

Grande plantação de maconha na zona urbana
A plantação de maconha foi descoberta em uma área de proteção ambiental permanente, situada na zona urbana de Uberlândia, entre os bairros Tocantins e Guarani.
Denúncias levaram a Polícia Militar até o local na última quinta-feira (20), quando cerca de 85 pés da planta foram encontrados próximos a uma plantação de mamonas.
Na ocasião, as plantas apreendidas foram transportadas nas viaturas da PM, chamando a atenção de quem presenciou a cena.

A operação continuou e, em três dias, mais de mil pés foram apreendidos.
Dois homens foram presos. Eles são considerados “olheiros”, criminosos responsáveis por vigiar a área e alertar sobre a presença policial para evitar abordagens ou facilitar a fuga.
A PM não sabe ao certo há quanto tempo a plantação estava no local. No entanto, considerando que algumas plantas já estavam desenvolvidas, prontas para colheita e preparação para comercialização, a corporação estima que os criminosos estejam atuando há pelo menos um ano na área.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A PM acredita que a plantação ilegal ficou escondida há tanto tempo, mesmo no perímetro urbano, devido à mata densa, alta, além do local ser de difícil acesso.
Os pés de maconha seriam utilizados para a produção de buchas e tabletes da droga.