Mais de 50% dos brasileiros preferem morar perto de comércios e serviços, revela pesquisa
Entre as preocupações, 'vizinhança segura' é opção mais citada em todas as classes sociais, faixas etárias e macro-regiões do país
-
Uma pesquisa nacional revelou o que realmente importa para os brasileiros na hora de escolher onde morar e o que mais incomoda no bairro. O levantamento, realizado por um grupo ligado ao comércio, mostra que a busca por praticidade e segurança domina a lista de prioridades.

A principal prioridade para os brasileiros ao escolherem onde morar é a facilidade de acesso a comércios e serviços, apontada por 52% dos entrevistados. Em seguida, 45% valorizam a presença de opções de lazer e entretenimento, enquanto 35% destacam a importância de uma boa oferta gastronômica na região.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Além disso, aspectos como sentir-se seguro nos locais frequentados (43%), ter acesso a saneamento básico (38%), residir próximo a centros comerciais (38%) e a estabelecimentos de saúde, como hospitais e pronto-socorros (36%), também foram citados como fatores que contribuem para a satisfação com a vida atual.
Principais preocupações
A segurança desponta como um dos fatores mais valorizados pelos brasileiros. De acordo com um estudo da Loft, em parceria com a Offerwise, 65% dos entrevistados consideram a “vizinhança segura” como o principal critério na busca por um imóvel.
Os respondentes podiam apontar mais de uma opção para a pergunta “Quando pensa no imóvel ideal, quais são as características que você mais valoriza?”
A opção “vizinhança segura” foi a mais citada em todas as classes sociais, faixas etárias e macro-regiões do país.
Segundo o levantamento da OLX, trabalhar longe de casa ainda é a realidade de muitos, 56% trabalham em um bairro diferente de onde vivem e apenas 26% moram e trabalham no mesmo bairro e precisam enfrentar tráfegos intensos.
O trânsito foi citado por 52%, enquanto 38% reclamaram da infraestrutura pública. A infraestrutura pública deficiente, incluindo iluminação precária e ruas mal conservadas, também são fontes de insatisfação.
O que não pode faltar na vizinhança ideal?
Facilidade de acesso a comércios e serviços foi citada por 52% dos entrevistados e lidera como o item mais desejado no levantamento. Ter mercados, farmácias, bancos e outros serviços próximos é, mais do que comodidade, uma necessidade.
Cerca de 45% querem morar perto de praças, parques, bares, cinemas e locais de diversão. Já para 35%, viver perto de restaurantes, cafés e bares é um fator decisivo.
Outros itens aparecem no radar dos brasileiros:
-
Segurança nos locais frequentados (43%)
-
Proximidade a centros comerciais (38%)
-
Atendimento de saúde por perto (hospitais e pronto-socorros) (36%)
Leia Mais
Custo de vida pesa no bolso
Mais da metade dos brasileiros sente no dia a dia o impacto do orçamento. 56% classificaram o custo de vida como alto ou muito alto, considerando despesas com moradia, transporte, alimentação, saúde e educação.