Mais de 200 hidrômetros são furtados nos três primeiros meses de 2025 em Uberlândia
Quantidade equivale a 30% do número de furtos registrados em 2024, que foi de 716; para evitar o furtos, os moradores utilizam cadeados e travas
-
Nos primeiros três meses do ano, 220 hidrômetros foram furtados em Uberlândia, segundo os registros do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os números indicam um aumento significativo no furto dos medidores de água. Para se ter uma noção, a quantidade equivale a mais de 30% do volume de furtos desses equipamentos registrados em 2024, que foi de 716. Indicador também superior a 2023, que registrou 594 aparelhos furtados; e a 2022, com registro de 384 furtos. Para evitar o furto dos equipamentos, os moradores têm colocado cadeados, travas e até soldado o cavalete.

Tailon Garcia, síndico de um edifício no bairro Santa Mônica, que teve o hidrômetro do prédio furtado durate a madrugada, disse em entrevista ao Balanço Geral que o prejuízo vai além do furto, com prejuízo financeiro, mas tem a questão do desperdício de água por, pelo menos, três horas sem controle.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Já a moradora do bairro Tabajaras, Nubiene Gomes Silva, reclamou da insegurança e do prejuízo. “É um descaso muito grande, cadê nossa Polícia Militar. Você não consegue fazer o boletim pela internet”.
O supervisor de fiscalização do Dmae, Diones de Souza, destacou que os furtos de hidrômetros têm aumentado consideravelmente no último ano. “A cada ano tem crescido esse número, e tem sido alarmante tanto para a população quanto para o Dmae”.
Segundo, o chefe da Polícia Civil de Uberlândia, Marcos Tadeu de Brito, os equipamentos possuem cobre e são trocados em ferro velhos clandestinos por entorpecentes. “O dependente químico não tem dinheiro para comprar a droga e pratica pequenos furtos, que trazem um grande prejuízo para a população. A polícia prende em flagrante e na audiência de custódia, eles saem pela porta da frente”.
Prevenção
Para prevenir o furto de hidrômetros, os moradores de Uberlândia têm colocado grades duplas, soldado a grade do cavalete ou colocado cadeado. Segundo Diones de Souza, o cadeado tem sido permitido, como forma de evitar o furto. Porém o acesso precisa ser aberto caso a autarquia precise fazer manutenção ou troca do medidor.
Leia Mais
O morador que tiver o hidrômetro furtado deve ligar no número 115 do Dmae. A partir deste momento uma equipe vai ao local corrigir o vazamento e orientar o proprietário para consertar o dano ao cavalete. A autarquia instala um novo medidor sem custo para o morador nos casos em que o contribuinte faz o boletim de ocorrência do furto.