Terremoto em Mianmar e Tailândia causa destruição e mais de 150 mortes

Epicentro do terremoto foi em Mianmar, mas impacto devastou cidades e causou pânico na Tailândia

, em Uberlândia

-

Pelo menos 144 pessoas morreram e mais de 732 ficaram feridas no forte terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), conforme o chefe do governo militar do país.

O tremor também atingiu a Tailândia, onde pelo menos nove pessoas morreram na capital Bangkok. Equipes de resgate vasculham os escombros de um prédio que estava em construção e desabou. Mais de 100 pessoas seguem desaparecidas no país.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Crédito: r7/ Reprodução

Grande parte da destruição ocorreu em Mandalay, segunda maior cidade do país, que abriga cerca de 1,5 milhão de habitantes e é um importante centro budista.

A junta militar de Mianmar pediu que doadores de sangue contatassem hospitais. A ONU informou que os primeiros relatórios indicam “danos significativos” em várias regiões afetadas.

Em Mianmar, o terremoto causou o colapso de prédios em cinco cidades e vilas, além do desabamento de pontes ferroviárias e rodoviárias na via expressa Yangon-Mandalay. Há relatos de um incêndio em um bairro da cidade de Mandalay, além da destruição de templos históricos.

VEJA TAMBÉM: Terremoto na Tailândia: prédio desaba em Bangkok e deixa dezenas de desaparecidos

Situação na Tailândia

O edifício que desabou em Bangkok fazia parte do novo Escritório de Auditoria do Estado para o Reino da Tailândia e estava sendo construído por uma empresa estatal chinesa.

O colapso foi registrado em vídeo e amplamente compartilhado nas redes sociais.

Equipes de resgate seguem mobilizadas para localizar vítimas soterradas. O Instituto Nacional de Medicina de Emergência da Tailândia (NIEM) confirmou que 65 pessoas ficaram feridas, sendo que 48 foram encaminhadas a hospitais da região. Além disso, cerca de 20 trabalhadores ficaram presos em um elevador do edifício no momento do colapso.

O primeiro-ministro tailandês afirmou que a situação está “começando a melhorar” e autorizou a população de Bangkok a voltar para casa, após um alerta inicial para evitar prédios altos.

Terremoto histórico

O tremor desta sexta-feira (28) é o maior a atingir Mianmar desde 1946 e um dos mais fortes já registrados no país. Ele ocorreu ao longo da Falha de Sagaing, uma das principais falhas geológicas do sudeste asiático.

O impacto do terremoto foi sentido também na China, com moradores das províncias de Yunnan e Guangxi relatando tremores.

Grupos internacionais pressionam a junta militar de Mianmar para permitir o acesso à ajuda humanitária, já que o país enfrenta uma grave crise devido ao conflito armado em andamento desde o golpe militar de 2021.