Macaco pintado de azul foge após maus-tratos em Santa Juliana e Polícia Ambiental faz buscas na mata
De acordo com o sargento Lelis, responsável pelo caso, o animal fugiu logo após ter o corpo pintado com tinta spray azul por um morador da zona rural
-
A Polícia Militar Ambiental de Santa Juliana iniciou nesta quarta-feira (25) buscas em áreas de mata do município para tentar localizar um macaco pintado de azul, vítima de maus-tratos. De acordo com o sargento Lelis, responsável pelo caso, o animal fugiu logo após ter o corpo pintado com tinta spray azul por um morador da zona rural. Até o momento, o animal não foi encontrado.

As buscas ocorrem após a Polícia Civil confirmar, nesta terça-feira (24), que o crime ocorreu no último fim de semana. Um vídeo com imagens do animal pintado levou ao início das investigações, e na manhã de segunda-feira (23), agentes da Polícia Judiciária estiveram no local indicado por testemunhas, onde encontraram vestígios da tinta e telhas azuis quebradas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O autor do crime foi identificado e confessou em depoimento ter utilizado spray de tinta azul para pintar o macaco. O homem de 50 anos já era conhecido pelas autoridades por maus-tratos cometidos em 2022 contra outros animais. Uma testemunha também foi ouvida e confirmou a prática de crueldade.
Apesar da gravidade do ato, o homem não foi preso. Como o crime é considerado de menor potencial ofensivo, com pena prevista de até um ano de detenção, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). A Lei 7.802/2023 também prevê também prevê multa de R$ 4 mil, valor que pode ser dobrado caso o agressor seja o tutor do animal.
Leia Mais
Equipes da corporação estão mobilizadas e devem continuar com os trabalhos ao longo do dia em trechos de mata próximos à região onde o crime ocorreu.