Jogador do Bragantino reage durante protocolo de morte encefálica
Estado de saúde do jogador segue classificado como gravíssimo pelos médicos
O jogador do Bragantino, Pedro Severino, de 19 anos, apresentou reação durante o protocolo médico para confirmação de morte encefálica, realizado nesta quinta-feira (5). O estado de saúde do atacante segue classificado como gravíssimo pelos médicos.
Durante a madrugada, após a retirada da sedação, Severino respondeu a estímulos com tosse e movimento ocular. Por isso, o protocolo foi reavaliado. Uma nova tomografia será feita para um diagnóstico mais preciso e para avaliar a possibilidade de transferência para um hospital de maior porte.

O protocolo para confirmação da morte encefálica foi iniciado às 16h30 de terça-feira (4) e, em geral, dura 24 horas. Os médicos do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, demonstraram surpresa com a reação do jogador, já que a expectativa inicial era de que o óbito fosse confirmado durante o procedimento.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O acidente
O atleta sofreu um grave traumatismo craniano em um acidente ocorrido na Rodovia Anhanguera, na altura de Americana, na última terça-feira (4). O carro em que estava colidiu contra a traseira de um caminhão. Ele ocupava o banco do passageiro.
O motorista do veículo, que fazia um serviço particular, admitiu ter dormido ao volante. O teste do bafômetro não indicou consumo de álcool. Pedro Castro, outro jogador do Bragantino, de 18 anos, também estava no carro. Ele sofreu uma fratura na vértebra cervical, mas não corre risco de morte. O atleta está internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, sob monitoramento médico.
Os jogadores estavam a caminho do centro de treinamento do clube, em Atibaia. O treino seria o primeiro de Pedro Severino pelo Bragantino.
Leia Mais
O jovem atacante havia sido emprestado pelo Botafogo-SP e anunciado na última semana. Ele é filho do ex-atacante Lucas Severino, que atuou por Athletico, Cruzeiro e Corinthians.
Os pais do jogador, Lucas e Lúcia, estavam em Porto Seguro e retornaram imediatamente a São Paulo ao serem informados do acidente.
O Red Bull Bragantino informou que Pedro Severino segue internado em estado grave na UTI do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, sendo acompanhado pelo neurocirurgião Ricardo Ansai. Assim que o quadro for estabilizado, será providenciada a remoção para outro hospital.
Pedro Castro foi transferido para o Hospital 9 de Julho, onde recebe acompanhamento médico. O Bragantino afirmou que segue monitorando o caso e prestando assistência aos jogadores e suas famílias.