Itamaraty diz que trabalha para resgate da brasileira em vulcão na Indonésia
O presidente Lula falou sobre a nota do Itamaraty em suas redes sociais, afirmando que o órgão segue trabalhando para o resgate da brasileira em vulcão na Indonésia
-
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nas redes sociais, nesta segunda-feira (23), que o Brasil segue trabalhando para o resgate da brasileira Juliana de Souza Pereira Marins, que caiu de um penhasco durante uma trilha em um vulcão na Indonésia. O chefe de Estado citou a nota oficial publicada pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) sobre o caso.
O comunicado do órgão informou que a embaixada do Brasil em Jacarta, capital do país indonésio, mobilizou as autoridades locais do mais alto nível, após ser acionada pela família da turista. O Itamaraty disse, ainda, que as suas ações permitiram o envio das equipes de resgate para a área da queda de Juliana, em uma região remota.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A jovem de 26 anos estava fazendo uma trilha no Monte Rinjani, um vulcão ativo na ilha de Lombok, quando caiu de um penhasco na sexta-feira (20). Ela fazia um mochilão pela Ásia e estava acompanhada na trilha por outros turistas e guias.
Na nota compartilhada pelo Itamaraty na noite do domingo (22), o órgão informou que equipes da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia iniciaram o terceiro dia da tentativa de resgate da brasileira. No entanto, familiares de Juliana confirmaram nas redes sociais que a terceira tentativa foi interrompida às 16h (horário local da Indonésia) por conta das condições climáticas.
Segundo o Itamaraty, dois funcionários da embaixada foram enviados para o local, visando acompanhar pessoalmente a situação da turista brasileira. A nota também informou que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, iniciou contatos de alto nível com o governo indonésio, para pedir reforços nas buscas pela vítima.
“O embaixador do Brasil em Jacarta entrou pessoalmente em contato com Diretor Internacional da Agência de Busca e Salvamento e com o Diretor da Agência Nacional de Combate a Desastres da Indonésia, e tem recebido das autoridades locais os relatos sobre o andamento dos trabalhos.”
Leia Mais
Brasileira em vulcão na Indonésia estudou na UFU
Juliana Marins, natural de Niterói (RJ), cursou Direito na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mas não finalizou a graduação. Ela ingressou no primeiro semestre em 2016, na turma 72. A informação foi confirmada pela UFU nesta segunda-feira (23).
Confira a nota da instituição:
“A Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIRAC/PROGRAD/UFU) informa que Juliana de Souza Pereira Marins ingressou como aluna no Curso de Direito da UFU no semestre 2016/1 e cursou apenas um semestre na instituição”.