Inimigos do Natal: ladrões furtam cabos de decoração natalina em Patos de Minas
Durante a madrugada desta quarta (19), dois furtos de fiação das luzes natalinas foram registrados no Centro da cidade; dois suspeitos de 31 anos foram presos
-
A madrugada desta quarta-feira (19) foi marcada por duas ocorrências de furto de cabos e iluminação da decoração natalina instalada em pontos centrais de Patos de Minas. Em ambas as situações distintas, a Polícia Militar prendeu homens de 31 anos que agiam para subtrair fios de cobre e cabos de energia instalados pela prefeitura para o período de festas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Os crimes ocorreram na Avenida Getúlio Vargas e na Praça Dom Eduardo, nos fundos da Igreja Matriz. Os suspeitos confessaram que pretendiam vender o material furtado em ferros-velhos para comprar drogas.
Homem usa faca para cortar decoração natalina e tenta fugir
A primeira prisão ocorreu durante patrulhamento pela Avenida Getúlio Vargas, próximo à Avenida Paranaíba. Os militares avistaram o suspeito parado ao lado de uma árvore. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou esconder algo no bolso e se afastou carregando fios nas mãos.
O homem foi abordado no cruzamento com a Rua Prefeito Camundinho. Antes da abordagem, ele escondeu um embrulho de fios dentro da lixeira de um prédio. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram uma faca de serra utilizada no corte da fiação.

Os militares recolheram o material descartado, cerca de 5 metros de cabo paralelo branco e 02 metros de cabo flexível preto.
Ao retornarem ao ponto onde o suspeito estava, a equipe constatou que a fiação da decoração natalina havia sido cortada e parcialmente retirada. Outro trecho danificado foi encontrado em um poste a poucos metros dali, ambos idênticos aos fios localizados com o autor.
Durante a entrevista, ele apresentou várias versões contraditórias. Depois, confessou que venderia os fios para comprar drogas. Diante das evidências, recebeu voz de prisão por furto qualificado e foi encaminhado à Delegacia.
Leia Mais
Denúncias anônimas levam PM a prender segundo ladrão
Minutos depois da primeira ocorrência, outra denúncia acionou a PM relatando que um homem estaria cortando e furtando fios das luzes natalinas e de trailers montados na Praça Dom Eduardo.

Ao chegarem ao local, os militares não encontraram o suspeito, que havia fugido. No entanto, uma nova ligação indicou que o indivíduo havia deixado a praça carregando um saco com fios de cobre.
Durante o patrulhamento, os policiais localizaram o homem, também de 31 anos, ainda em posse do material furtado. Ele é conhecido pela prática recorrente de furtos e confessou a autoria.
A fiação foi reconhecida por um homem de 37 anos, responsável pela montagem da estrutura da prefeitura. O suspeito foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil junto ao material recuperado.
Mais de 500 metros de fios levados e praças vandalizadas
A organização do Renascer Natalino 2025 confirmou que os furtos vêm acontecendo desde antes do acendimento das luzes. Segundo nota oficial, somente nos últimos dias foram levados mais de 500 metros de fios elétricos, além de equipamentos danificados, incluindo o drive de uma das árvores com iluminação automatizada.
No dia 09/11, três praças foram alvos de vandalismo e furto em sequência, o que a coordenação classificou como um “limite” para a permanência da estrutura sem medidas adicionais de proteção. “Cada incidente representa não apenas prejuízo financeiro, mas também o desgaste e o retrabalho de uma equipe que se dedica intensamente para entregar um Natal bonito e seguro para todos”, destacou a organização em nota.
Diante do aumento dos crimes, a coordenação do evento anunciou a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, reforço da vigilância presencial e apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil para identificar e responsabilizar os autores.
A organização reforça que o Renascer Natalino pede o apoio da população na conscientização e no combate aos furtos.“Se você presenciar qualquer ato de vandalismo ou suspeita, denuncie. Cuidar do nosso Natal é cuidar da nossa cidade, da nossa cultura e da beleza que compartilhamos até o dia 6 de janeiro de 2026.”