Incêndio por vazamento de gás deixa idoso em estado grave no Jardim Ipanema

Morador realizava a troca de um botijão e testou a presença de vazamento utilizando chama de isqueiro

, em Uberlândia

Um idoso de 75 anos ficou gravemente ferido após um incêndio provocado por vazamento de gás de cozinha (GLP) em uma residência no Jardim Ipanema, na manhã desta quinta-feira (16), em Uberlândia. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), o chamado foi registrado às 8h30, e o incêndio já havia sido parcialmente controlado por vizinhos antes da chegada das equipes.

Residência fica em chamas após vazamento de gás e idoso de 75 anos é socorrido em estado grave
Residência fica em chamas após vazamento de gás e idoso de 75 anos é socorrido em estado grave – Crédito: Vinícius Lemos/TV Paranaíba

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O acidente ocorreu quando o morador realizava a troca de um botijão e testou a presença de vazamento utilizando chama de isqueiro, procedimento considerado perigoso. O contato do gás com a chama provocou um incêndio, resultando em queimaduras no corpo do idoso, que foi atendido pela equipe do Siate e encaminhado ao Pronto-Socorro da UFU em estado grave.

Bombeiros isolam área e verificam riscos

As guarnições do Corpo de Bombeiros realizaram o isolamento da residência, interromperam o fornecimento de gás, verificaram riscos residuais e inspecionaram a estrutura do imóvel. No terreno, há três residências, e o incêndio foi controlado rapidamente devido à ação de um vizinho, que também ajudou a salvar a vítima.

De acordo com testemunhas, o idoso estava sozinho em casa quando tentou retirar o botijão em chamas, mas o fogo se alastrou, atingindo seu corpo e alguns pertences que estavam próximos.

×

Leia Mais

Como testar e identificar vazamento de gás

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é altamente inflamável, e seu manuseio inadequado pode provocar acidentes graves. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais orienta a população por meio de uma cartilha de dicas preventivas sobre medidas de segurança essenciais:

  • Sempre comprar botijões de revendedores autorizados e conferir lacres e integridade;

  • Instalar botijões em locais ventilados, longe de tomadas, interruptores e calor excessivo;

  • Nunca testar vazamentos com chamas; utilize espuma de sabão;

  • Em caso de vazamento, abrir portas e janelas, desligar energia, fechar registro de gás e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193;

  • Em vazamento com fogo, manter a calma, retirar pessoas do local, utilizar extintor tipo B e desligar a chave geral de energia externa.

Perigo doméstico recorrente

Dados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais mostram que Uberlândia registrou 159 ocorrências de vazamentos de gás GLP ou natural entre 2023 e agosto de 2025. Só em 2024 foram 67 casos, e em 2025 já são 41 registros. As ocorrências exigem atuação rápida das equipes para eliminar o risco de explosão em cozinhas e áreas de serviço.

Segundo o técnico, que trabalha no setor há 24 anos, Hamilton Garcia, estima-se que 70% das residências estão com os registros de gás vencidos, fator que pode causar vazamentos, explosões e até impedir o pagamento de indenizações em caso de acidentes. O levantamento é baseado nos atendimentos realizados pelo técnico. “Além de usar material de qualidade, é preciso verificar abraçadeiras e conexões. Uma mangueira ressecada ou mal instalada pode causar vazamentos e colocar toda a família em risco”, explica o especialista.