Incêndio na Fazenda do Exército mobiliza bombeiros e 50 militares em Uberlândia

Equipes trabalham desde a madrugada desta quinta-feira para conter as chamas, que se espalharam pela área de treinamento na MGC-455

, em Uberlândia

-

Um incêndio de grandes proporções na Fazenda Tatu, do 36° Batalhão de Infantaria Mecanizado, ainda mobiliza bombeiros e militares nesta quinta-feira (18) pela manhã. As chamas, que começaram na tarde de quarta (17), avançaram rapidamente pela vegetação às margens da MGC-455. Segundo o Corpo de Bombeiros, três equipes com 10 militares atuam no combate ao fogo, apoiadas por cerca de 50 integrantes do Exército, que utilizam caminhões-pipa e drones para mapear os pontos de maior risco e traçar estratégias de contenção.

Uma testemunha relatou que o fogo teria começado durante um exercício de tiro com canhão sem recuo, realizado por alunos da Escola de Formação Militar do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), na área de treinamento da corporação. Porém, na tarde de quinta-feira (18), os militares informaram que não houve treinamento com tiros, e que investigam as causas do incêndio.

Incêndio na Fazenda do Exército
Chamas atingem área de vegetação na Fazenda Tatu, sob a responsabilidade do Exército, em Uberlândia – Crédito: Redes Sociais/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Incêndio na Fazenda do Exército é de difícil combate

O Tenente Caio Máximo, do Corpo de Bombeiros, explicou que as equipes começaram a atuar ainda na madrugada, com reforço enviado às 4h30 para aproveitar as primeiras horas do dia, quando o fogo costuma estar menos intenso.

“Estamos lidando com uma área extensa, de difícil acesso. O vento forte e o período de estiagem favorecem a propagação das chamas. Nosso objetivo é controlar os focos até o fim do dia para evitar que eles se alastrem para áreas de plantio”, detalhou o tenente.

Imagens aéreas mostram uma grande área queimada, mas o levantamento exato da extensão atingida ainda não foi divulgado.

População vê fumaça de vários pontos da cidade

Moradores de diversos bairros de Uberlândia registraram a fumaça densa no céu, visível inclusive da região do Shopping Park. A Defesa Civil acompanha a situação e orienta a população a evitar a queima de lixo e de pastagens, já que o clima seco e os ventos fortes aumentam o risco de novos incêndios.

Prevenção é essencial

O Corpo de Bombeiros reforça a importância de atitudes preventivas. “Qualquer descuido pode causar um incêndio de grandes proporções. Pedimos atenção ao descarte de materiais inflamáveis e limpeza de terrenos de forma segura”, completou o tenente.