Incêndio em madeireira de Uberlândia mobiliza bombeiros e interdita quarteirão inteiro

Fogo de grandes proporções atingiu dois imóveis no bairro Brasil; Defesa Civil e Polícia Militar atuam no controle do trânsito, mas não houve feridos

, em Uberlândia

-

Um incêndio em madeireira de Uberlândia mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na madrugada desta sexta-feira (3), na avenida Afondo Pena, no bairro Brasil. O fogo começou em um galpão que funcionava como depósito de madeira e rapidamente se espalhou para outro imóvel vizinho, onde fica o depósito. As chamas consumiram grande parte da estrutura, que ficou totalmente comprometida, segundo a comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ana Paula.

Fogo de grandes proporções atingiu madeireira no bairro Brasil, em Uberlândia – Crédito: CBMG/Reprodução

O quarteirão onde fica a madereira precisou ser interditado, o que causou lentidão no trânsito da região. A Defesa Civil, o Dmae, a Polícia Militar e agentes da Settran foram acionados para apoiar o trabalho dos militares. Apesar da gravidade da ocorrência, não houve feridos.

Incêndio em madeireira em Uberlândia mobiliza bombeiros e interdita quarteirão inteiro
Ainda pela manhã, os bombeiros tentam debelar o incêndio na madeireira em Uberlândia – Crédito: Vinícius Lemos/TV Paranaíba

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Trabalho intenso durante a madrugada

De acordo com os bombeiros, cerca de 15 militares participaram da operação, que começou por volta das 2h30. A baixa umidade do ar e o grande volume de material combustível dentro do galpão dificultaram o combate às chamas, que se estendeu durante toda a madrugada. No galpão estava uma empilhadeira e um caminhão, ambos foram consumidos pelas chamas.

Vídeos gravados por moradores mostram o desespero de vizinhos e até um homem tentando apagar o fogo antes da chegada dos militares. Veja;

O homem que aparece nas imagens é dono de uma empresa vizinha e relatou que seus funcionários, junto a uma brigadista que mora em frente ao local, ajudaram a conter as chamas nos primeiros momentos. Ele também criticou a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros em uma cidade do porte de Uberlândia e destacou que, mesmo com recursos limitados, sua equipe atuou no combate ao fogo antes da chegada das autoridades.

Maria, uma pitbull que atuava na segurança da madeireira, foi encontrada em frente ao imóvel. Ela não sofreu ferimentos e está bem, em boas condições de saúde.

Durante o período noturno, Maria é responsável pela segurança do imóvel – Crédito: Marcos Machado/Reprodução

Estruturas comprometidas e risco de desabamento

Segundo a comandante, além da madeireira e do depósito, outras edificações vizinhas, como uma oficina mecânica e um lava-jato, chegaram a correr risco, mas foram resfriadas a tempo. Parte das paredes dos galpões desabou, e a Defesa Civil fará nova avaliação técnica durante o dia para verificar os danos.

“A estrutura está toda comprometida. Há muito material combustível queimando, por isso o trabalho de rescaldo vai durar o dia inteiro”, explicou a tenente-coronel Ana Paula.

Fogo consumiu boa parte da madeireira – Crédito: CBMMG/Reprodução

Causas do incêndio seguem em investigação

A origem do incêndio ainda não foi identificada. O capitão Afonso, da Defesa Civil, afirmou que uma perícia será realizada para apurar as circunstâncias do fogo. Ele destacou ainda que madeireiras exigem medidas de segurança reforçadas, já que são locais altamente suscetíveis a esse tipo de ocorrência.

Enquanto isso, moradores próximos permanecerão afastados até que o local esteja totalmente seguro.

Veja as imagens do incêndio em madeireira em Uberlândia: