Incêndio em hamburgueria de Uberlândia acende alerta sobre vazamento de gás

Acidente na Don Burgueria deixou dois feridos; dono do estabelecimento segue internado em ala de queimados; neste ano já são 41 ocorrências

, em Uberlândia

-

Um incêndio provocado por vazamento de gás de cozinha em Uberlândia chamou a atenção no último fim de semana e levantou alerta para os riscos desse tipo de ocorrência. O fogo atingiu a Don Burgueria, no bairro Santa Mônica, deixando feridos o proprietário, Leonardo Santos Boaventura, de 28 anos, e sua mãe, Cássia, que auxiliava no preparo das refeições. O caso não é isolado.

Dados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais apontam que entre 2023 e agosto de 2025 foram registradas 159 ocorrências de vazamento de GLP ou gás natural em Uberlândia. Só em 2024, foram 67 registros. Em 2025, já são 41 casos até agosto.

Essas situações envolvem riscos de explosão e incêndio em cozinhas e exigem a atuação dos bombeiros para eliminar vazamentos e evitar novas ignições. O levantamento mostra que os meses de fevereiro e abril concentram mais registros, ambos com 19 ocorrências em três anos.

Incêndio em Hamburgueria
Bombeiros controlaram o incêndio na hamburgueria em Uberlândia, mas a estrutura ficou completamente destruída – Crédito: CBMMG/Divulgação

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram após a queda de um botijão de gás, que passou a vazar na válvula. O gás rapidamente encontrou as chamas acesas do fogão e da chapa usada para os lanches, provocando a propagação do fogo por toda a estrutura. Foram necessários cerca de 4 mil litros de água para controlar o incêndio.

Estado de saúde das vítimas

A mãe de Leonardo sofreu queimaduras nas pernas, recebeu atendimento médico e já está em casa para as devidas recuperação. Já o proprietário da hamburgueria permanece internado na ala de queimados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) , após sofrer queimaduras no rosto, braços e parte do corpo. Ele chegou a utilizar oxigênio e sonda nos primeiros dias, mas, segundo familiares, já apresenta melhora, não precisa mais dos aparelhos e continua em tratamento com pomadas e medicação.

Em entrevista ao portal, a esposa de Leonardo Lopes, Jennifer Gomes Lopes, contou que o negócio começou em 2020, na pandemia, quando ele montou uma pequena chapa na casa da mãe. Com o crescimento dos pedidos, Leonardo estruturou a Don Burgueria e tinha planos de abrir espaço físico para receber clientes. “Era um sonho em construção. Infelizmente, aconteceu essa fatalidade, mas temos recebido muito apoio da comunidade e até de outras hamburguerias”, disse.

vítima do incêndio em hamburgueria
Leonardo Boaventura, dono da Don Burgueria, segue internado após sofrer queimaduras no incêndio provocado por vazamento de gás de cozinha – Crédito: Arquivo Pessoal/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Solidariedade e apoio

Após o acidente, familiares criaram uma campanha online para arrecadar recursos e ajudar nas despesas médicas e na reconstrução do espaço. A iniciativa mobilizou clientes e amigos, que têm enviado mensagens de apoio ao dono da hamburgueria.

Cuidados essenciais com o botijão de gás para evitar acidentes

O botijão de gás de cozinha (GLP) é item indispensável no dia a dia, mas exige atenção para garantir segurança e evitar tragédias como incêndios e explosões. Grande parte dos acidentes ocorre por falhas simples na instalação ou no manuseio. Para reduzir os riscos, especialistas orientam alguns cuidados básicos que todo consumidor deve adotar:

  • Compre sempre botijões certificados pelo Inmetro, verificando selo de qualidade, prazo de validade e condições do recipiente (sem ferrugem ou amassados).
  • Instale o botijão em área externa e ventilada, longe de armários fechados, fontes de calor, tomadas, interruptores e ralos.
  • Nunca deite o botijão, já que a posição incorreta pode causar vazamento de gás liquefeito e danificar o regulador de pressão.
  • Use apenas mangueiras originais e certificadas, com selo ABNT e dentro do prazo de validade. Elas devem ter até 80 cm e jamais devem ser emendadas.
  • Mantenha a mangueira distante da parte traseira do fogão, para evitar contato com o calor e rachaduras no material.
  • Não utilize ferramentas na instalação do regulador, pois o aperto deve ser feito manualmente para não comprometer a vedação.
  • Feche o registro sempre que não estiver em casa ou durante a noite, como medida preventiva contra vazamentos.
  • Durante a troca do botijão, desligue todos os queimadores, mantenha o ambiente arejado e confira se há vazamentos aplicando espuma de sabão nas conexões.
  • Nunca use fogo para detectar vazamentos; caso perceba cheiro de gás, desligue o registro, abra portas e janelas e acione o Corpo de Bombeiros (193).
  • Proteja o botijão de chuva e sol em áreas externas, usando abrigos ou capas próprias, para prolongar sua vida útil.

Essas medidas simples ajudam a prolongar a vida útil do recipiente e a garantir o uso seguro do gás de cozinha, reduzindo as chances de acidentes domésticos graves.