Incêndio em aterro de Presidente Olegário é controlado após três dias de combate

Chamas começaram em área de mata e atingiram usina de reciclagem; Corpo de Bombeiros e Prefeitura usaram terra para abafar o fogo

, em Uberlândia

Um incêndio no aterro sanitário de Presidente Olegário foi controlado nesta sexta-feira (18) após três dias de trabalho do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura. As chamas começaram em uma área de mata ao lado da usina de reciclagem e se espalharam, atingindo aproximadamente cinco hectares.

Fogo no aterro sanitário de Presidente Olegário foi controlado após três dias de combate – Crédito: Reprodução/Corpo de Bombeiros

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A Defesa Civil informou que o incêndio começou na mata próxima ao aterro e, inicialmente, foi combatido por trabalhadores locais. No entanto, na quinta (17), novos focos surgiram durante a madrugada em diferentes pontos, inclusive em áreas isoladas. A causa ainda não foi identificada.

Prefeitura suspende atividades no aterro

A Prefeitura suspendeu temporariamente as atividades da usina de reciclagem e segue enviando caminhões de terra para evitar novos focos. Em nota, reforçou o pedido para que a população evite queimadas, que aumentam nesta época de seca.

“Estamos trabalhando para garantir a segurança dos colaboradores, dos moradores próximos e para minimizar os impactos ambientais”, informou o comunicado.

×

Leia Mais

O sargento Renato Souza, do Corpo de Bombeiros, reforçou o apelo à população para evitar práticas que podem causar novos focos de incêndio.

“Solicitamos que ninguém inicie chamas ao ar livre. Nunca ateie fogo próximo à vegetação, não queime lixo, não faça fogueiras e não use fogo para limpar terrenos. Essas atitudes podem desencadear incêndios de grandes proporções, colocando em risco o meio ambiente, destruindo o habitat de animais e plantas e ameaçando a segurança de pessoas que vivem próximas às áreas atingidas”, alertou.

Foram empregados no local uma pá carregadeira, três caminhões-caçamba, um caminhão-pipa e uma viatura de salvamento florestal.