Incêndio atinge pastagem equivalente a 42 campos de futebol em Ituiutaba
Fogo consumiu cerca de 300 mil m² e mobilizou bombeiros por mais de 7 horas na saída do frigorífico JBS
-
Na manhã desta sexta-feira (18), um incêndio de grandes proporções atingiu uma pastagem de aproximadamente 300 mil metros quadrados, o equivalente a 42 campos de futebol, em uma fazenda localizada próximo à saída do frigorífico JBS, na zona rural de Ituiutaba. O incêndio foi registrado por volta das 9h30 e mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar por cerca de 7 horas até que as chamas fossem controladas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram focos intensos de fogo em vegetação seca. As condições climáticas típicas do período de estiagem, com alta temperatura e baixa umidade do ar, aumentaram o risco de propagação das chamas.
A equipe utilizou abafadores, bombas costais e o reservatório de água da viatura especializada em combate a incêndios florestais para conter o avanço do fogo.
Incêndio durou o dia inteiro
Os trabalhos seguiram durante toda a manhã e tarde. A atuação cuidadosa incluiu ações de rescaldo e monitoramento da área para garantir a extinção completa do incêndio.
Os bombeiros retornaram ao quartel por volta das 16h30. A área destruída pelas chamas foi estimada em cerca de 300 mil metros quadrados.

Bombeiros fazem alerta
O Corpo de Bombeiros reforçou que o período de seca é crítico para o surgimento de incêndios em vegetação. A corporação orienta produtores e moradores da zona rural a evitarem qualquer tipo de queimada nesta época do ano.
Leia Mais
Segundo os profissionais, o descuido pode trazer sérios riscos ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida.
Ao Portal Paranaíba Mais, o tenente João Marcos de Barros Silva, do Corpo de Bombeiros, afirmou que praticamente todos os focos de incêndio têm origem humana, cerca de 99% dos casos.
Ele destacou que ações cotidianas, como a queima de resíduos em terrenos desocupados e o uso do fogo para limpar lotes, estão entre os principais responsáveis pelos focos de incêndio.
O tenente ainda alerta sobre os efeitos nocivos da fumaça na saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.
“Além dos prejuízos ambientais, o fogo piora a qualidade do ar e pode causar crises de asma, bronquite e outras doenças respiratórias”, afirmou.