Incêndio atinge 16 hectares em Patos e mobiliza equipes de combate ao fogo
Chamas começaram em lotes vagos no bairro Limoeiro; bombeiros utilizaram técnica de fogo contra fogo para conter avanço do incêndio
-
Na madrugada desta sexta-feira (18), um incêndio de grandes proporções consumiu uma extensa área de vegetação no bairro Limoeiro, em Patos de Minas. O fogo teve início em lotes vagos situados atrás do Clube da Aspra e se alastrou rapidamente, atingindo uma área de aproximadamente 16 hectares de pastagem. O avanço das chamas colocou em risco uma madeireira e um posto de combustíveis localizados na avenida Marabá.

Conforme o 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (12º BBM), foram mobilizados dois Auto Salvamento (ASF), um Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) e sete militares, com apoio da Polícia Militar, que controlou o tráfego na avenida Marabá, nas proximidades da edificação que estava sob ameaça direta.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Um caminhão-pipa da prefeitura também foi acionado, mas acabou não sendo necessário. O combate ao incêndio foi realizado com o uso de sopradores e da técnica de fogo contra fogo, método que utiliza queimadas controladas para impedir a propagação das chamas. A ação foi eficaz e o incêndio foi controlado.
Veja imagens:
Período de estiagem
Com a chegada do período de estiagem, que se estende até o fim de setembro, o risco de incêndios florestais se intensifica. A combinação de baixa umidade, altas temperaturas e ausência de chuvas torna a vegetação extremamente vulnerável ao fogo.
Leia Mais
Ao Portal Paranaíba Mais, o tenente João Marcos de Barros Silva, do Corpo de Bombeiros, informa que cerca de 99% dos incêndios são provocados por ação humana.
Segundo ele, práticas comuns como a queima de lixo em terrenos baldios e o uso do fogo para limpeza de lotes são os principais causadores. O tenente ainda fez um alerta sobre os impactos das queimadas na saúde da população.
“Além de prejudicar o meio ambiente, o fogo compromete a qualidade do ar e pode provocar sérios problemas respiratórios, especialmente em pessoas com doenças como asma e bronquite”, disse.
Grandes incêndios florestais também foram registrados em cidades da região nesta semana, em Uberlândia, Ituiutaba, Presidente Olegário e Araxá.