História em chamas: Arquivo Municipal de Patos de Minas pega fogo e bombeiros combatem incêndio

O fogo teria começado do lado externo do imóvel e se alastrado para dentro do Arquivo Municipal de Patos de Minas; incêndio pode ter sido criminoso

, em Uberlândia

-

Um incêndio atingiu a sede do Arquivo Municipal de Patos de Minas às 11h20 desta terça-feira (18). Os funcionários foram evacuados do imóvel e ninguém se feriu.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o fogo no imóvel, que fica no bairro Santo Antônio.

De acordo com a Prefeitura de Patos de Minas, havia três servidores no prédio no momento da ocorrência, os quais acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros. Até a chegada dos militares, os próprios funcionários iniciaram o combate com extintores.

Parte do Arquivo Municipal de Patos de Minas foi tomado pelas chamas
Parte do Arquivo Municipal de Patos de Minas foi tomado pelas chamas – Imagens: Rafael Ribeiro

Arquivo Municipal de Patos de Minas em chamas

De acordo com o Capitão Cristiano Cavalcante, do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, o fogo começou na área externa do imóvel, porém as chamas se alastraram rapidamente para o interior do Arquivo Municipal de Patos de Minas.

Os militares foram chamados por funcionários da Prefeitura. “Rapidamente deslocamos duas bombas para cá, nossas equipes começaram o combate imediatamente. Pegamos bem no início, agora acho que já está controlado. Vamos fazer o recaldo e apurar o que de fato aconteceu”, detalhou o Capitão.

O fogo começou na área externa e se alastrou para o interior do Arquivo Municipal – Foto: Rafael Ribeiro

Segundo o militar, a parte dos fundos do Arquivo Municipal foi a mais afetada, mas ainda não é possível determinar se algum documento foi destruído.

As causas do incêndio serão apuradas, mas os militares não descartam a possibilidade de se tratar de um incêndio criminoso.

Em nota, a Prefeitura esclareceu que o Arquivo Municipal funciona na Rua Aristeu Pereira Cardoso, 197, desde 2018, e ressalta que o imóvel possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A nota continua informando que no local são guardados atualmente cerca de oito milhões de documentos relativos ao Executivo municipal, dos quais dois milhões já estavam digitalizados.