Golpista preso em Patos já aplicou o mesmo golpe diversas vezes no Nordeste

Homem condenado por estelionato em Sergipe fingiu por anos que o filho precisava de cirurgia; em 2021, foi desmascarado após reportagem de TV revelar a farsa

, em Uberlândia

-

O golpista preso em Patos de Minas por enganar pessoas usando o filho em uma cadeira de rodas já era conhecido das autoridades pelo mesmo crime cometido no Nordeste. Condenado por estelionato em Sergipe, ele ficou conhecido entre 2020 e 2021 ao enganar emissoras de TV da região, ao fingir que o filho precisava de uma cirurgia de R$ 100 mil para voltar a andar.

A farsa do homem de 50 anos preso nesta semana foi descoberta pela TV Atalaia, afiliada da Record em Recife, e resultou em uma investigação policial, quatro anos atrás.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Golpista e filho presos em Patos de Minas
Pai e filho usavam uma criança para aplicar o golpe da cadeira de rodas e documentos falsos para simular doença — Crédito: PMMG/Reprodução

O golpista preso em Patos de Minas já tinha ficha criminal

O homem preso em Patos de Minas já havia sido condenado por estelionato no Nordeste. Assim como no caso recente, ele se aproveitava do filho em uma cadeira de rodas para comover as pessoas e aplicar golpes.

Condenado por estelionato em Sergipe, ele ganhou notoriedade em 2021 ao enganar emissoras de TV, fingindo que o filho precisava de uma cirurgia, também de R$ 100 mil, para voltar a andar.

A farsa do homem preso nesta semana foi descoberta pela TV Atalaia, afiliada da Record em Recife, e resultou em uma investigação policial, quatro anos atrás.

Na época, o suspeito concedeu entrevistas emocionadas pedindo ajuda financeira e chegou a comover o público com declarações falsas.

“É uma luta grande, Deus sabe que eu não tenho como. Mas as pessoas que estiverem assistindo e quiserem me dar essa oportunidade. O melhor presente de Natal é essa cirurgia para ele voltar a andar”, afirmou durante uma das reportagens.

Após denúncias, a emissora apurou que o homem não tinha filhos doentes nem necessidade de cirurgia, e que havia utilizado falsos atestados médicos para sustentar a história. Ao menos três instituições acionaram a polícia ao perceberem irregularidades nas doações.

Segundo a Polícia Civil de Sergipe, a fraude era articulada para sensibilizar doadores, utilizando crianças como supostos pacientes e chaves Pix registradas em nome de familiares.

×

Leia Mais

Com base nas provas, a Delegacia de Defraudações instaurou procedimento investigativo e indiciou o homem por estelionato. Ele acabou preso preventivamente no Maranhão e, posteriormente, condenado pela Justiça de Sergipe.

Em julho de 2023, obteve um alvará de soltura que lhe permitiu recorrer em liberdade.

Golpista e filho presos em Patos de Minas
Em 2021, o homem chegou a comover o público com entrevistas pedindo ajuda para o “filho doente”; farsa foi desmascarada por emissora de TV no Nordeste — Crédito: TV Atalaia Record

Mesmo após a condenação, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, o homem continuou sendo monitorado por suspeita de repetir o golpe em outras regiões.

Nesta semana, foi novamente preso em flagrante, agora no Alto Paranaíba, ao lado do filho de 22 anos. Eles usavam outro filho do homem, uma criança de 12 anos, como suposto cadeirante para arrecadar doações em templos religiosos.

Com a prisão da dupla, duas crianças ficaram sob cuidados do Conselho Tutelar. A Polícia Civil de Minas Gerais informou que vai aprofundar as investigações para verificar se há outras vítimas e se o golpe foi aplicado em mais cidades.

O Paranaíba Mais solicitou ao Tribunal de Justiça de Sergipe mais informações sobre o histórico criminal do golpista preso em Patos de Minas e aguarda retorno.