Furtos e vandalismo comprometem iluminação natalina em Patos de Minas

Cerca de 500 metros de fios elétricos e parte dos equipamentos de iluminação foram furtados em três praças da cidade

, em Uberlândia

A iluminação natalina em Patos de Minas já enfrenta problemas antes mesmo do início das festividades. A organização do projeto confirmou que, nos últimos dias, mais de 500 metros de fios elétricos e parte dos equipamentos de iluminação foram furtados em três praças da cidade, comprometendo o funcionamento de parte da decoração de fim de ano.

mais de 500 metros de fios elétricos e parte dos equipamentos de iluminação foram levados da iluminação natalina em patos de minas
Mais de 500 metros de fios elétricos foram levados de três praças de Patos de Minas – Crédito: Renascer Natalino/Divulgação

Diante da sequência de ocorrência,  a prefeitura anunciou medidas de reforço na segurança, como a instalação de câmeras, ampliação da vigilância presencial e apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil para identificar e responsabilizar os autores.

A iluminação natalina em Patos de Minas, intitulada Renascer Natalino, foi criada  em 2021 e é realizada pela União dos Artistas Pláticos (Unart), em parceiria com a Prefeitura de Patos de Minas, empresários locais e a Câmara Municipal. A iniciativa cultural, que está em sua quinta edição, vem se expandindo anualmente, com novos investimentos que fortalecem o turismo regional e movimentam a economia da cidade.

Segundo os organizadores, os crimes representam desgaste para a equipe que trabalha há meses na preparação do Renascer Natalino, que busca transformar a cidade em um grande cenário natalino. O evento é considerado um dos principais atrativos culturais e turísticos de Patos de Minas durante o período de festas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em nota oficial, a coordenação do projeto repudiou as ações e destacou que os atos de vandalismo começaram ainda durante a montagem das estruturas da iluminação natalina em Patos de Minas. “O Renascer Natalino é fruto de dedicação, amor e profissionalismo de dezenas de artistas e técnicos. Cada dano representa retrabalho e frustração para quem se empenha em entregar um Natal bonito e seguro para todos”, informou o comunicado.

Os organizadores também fizeram um apelo à população, pedindo que denuncie qualquer ato suspeito nas praças decoradas. “Cuidar do nosso Natal é cuidar da cidade, da cultura e da beleza que compartilhamos”, conclui a nota. O Renascer Natalino segue com programação até o dia 6 de janeiro de 2026, e a expectativa é que as ações de segurança garantam a continuidade das celebrações sem novas ocorrências.