Frutal tem novo tremor de terra e Minas Gerais chega a seis abalos em agosto
Sismos são de baixa intensidade e, segundo especialistas, resultado de falhas geológicas naturais no interior do estado
O município de Frutal, no Triângulo Mineiro, voltou a registrar um tremor de terra, elevando para seis o número de abalos sísmicos no estado somente em agosto deste ano. O abalo mais recente teve magnitude 2.3 mR, foi identificado nesta semana pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo o Centro de Sismologia da USP, o tremor de terra ocorreu na terça-feira (23) e foi considerado de baixa intensidade e não chegou a ser sentido pela população.
Apesar disso, chama atenção a sequência de ocorrências registradas neste mês no estado: já são seis eventos em diferentes cidades, incluindo Sete Lagoas, Araçuaí, Pirajuba e Planura.
Frutal se destaca pela frequência: só em 2025 já foram sete tremores no município, quatro em fevereiro, um em março e dois agora em agosto. Todos ficaram na faixa de magnitude leve, entre 1.9 e 2.6 na escala Richter.
Leia Mais
Por que esses tremores acontecem?
Segundo especialistas do Centro de Sismologia da USP, o Brasil não está localizado em regiões de encontro de placas tectônicas, onde normalmente ocorrem grandes terremotos. No entanto, sismos de baixa magnitude podem acontecer em razão de ajustes naturais em falhas geológicas já existentes no interior da crosta terrestre.
“O que ocorre em Minas Gerais são acomodações de falhas geológicas. São processos naturais, que acontecem com certa frequência, mas, em geral, não oferecem risco à população”, explica a nota técnica divulgada pelo Centro de Sismologia da USP sobre tremores recentes na região.
Esses pequenos abalos, mesmo sem impacto perceptível no dia a dia das cidades, são importantes para os estudos científicos, por ajudarem a monitorar a atividade sísmica brasileira e a compreender o comportamento do solo.
Tremores em Minas em agosto
- 01/08 – Planura (Triângulo Mineiro): 2.2 mR
- 15/08 – Araçuaí (Vale do Jequitinhonha): 1.9 mR
- 23/08 – Sete Lagoas (Região Central): 1.9 mR
- 24/08 – Sete Lagoas (Região Central): 2.5 mR
- 25/08 – Pirajuba (Triângulo Mineiro): 2.8 mR
- 26/08 – Frutal (Triângulo Mineiro): 2.3 mR