Famílias relatam momentos de desespero após acidente com van escolar em Uberlândia

Motorista relatou ter perdido o controle devido à poeira levantada por outro veículo à frente; crianças atendidas seguem em recuperação

, em Uberlândia

-

O acidente com van escolar que deixou 15 vítimas na manhã desta quarta-feira (9) em uma estrada vicinal que dá acesso à Usina dos Martins, próximo à BR-365, em Uberlândia, segue gerando comoção e desdobramentos. Após o capotamento do veículo que levava crianças para a Escola Municipal Dom Bosco, familiares das vítimas compartilharam momentos de pânico ao saberem do ocorrido.

A van transportava cerca de 15 pessoas, a maioria crianças. Segundo os Bombeiros, cinco vítimas foram levadas para a UAI Planalto, três para a UAI Roosevelt, seis ao Hospital de Clínicas da UFU, além de uma que foi removida por meios próprios. A Ecovias do Cerrado, mesmo atuando fora do trecho de concessão, confirmou que duas vítimas foram atendidas e levadas ao HC-UFU por sua equipe.

Bombeiro segurando criança vitima do acidente com van escolar
Momento em que uma das crianças é socorrida pelo militar do Corpo de Bombeiros – Crédito: Delsimar Pereira/TV Paranaíba

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“É um grande susto mesmo”, desabafa mãe

Sheila Silva, mãe de uma das meninas atendidas pelo Corpo de Bombeiros, contou que recebeu a notícia do acidente por meio da sogra. “O neto dela ligou dizendo que tinha acontecido um acidente, mas que minha menina estava bem. Depois, ligaram de novo dizendo que ela precisava ser buscada porque não estava tão bem assim. Aí eu vim correndo. É um susto mesmo”, relatou a mãe.

O clima de apreensão também tomou conta dos familiares que foram até os hospitais. Daniel Viana, irmão de um aluno de 12 anos, contou que foi avisado por outro irmão e rapidamente foi até o local do acidente. “Ele tá bem, mas acho que quebrou a clavícula. Minha esposa tá lá dentro com ele. Apesar do susto, ele tá bem”, disse, aliviado, na porta do Hospital de Clínicas.

×

Leia Mais

Investigação apura velocidade e condições da estrada

acidente com van escolar; a van ficou destruída
Van escolar ficou parcialmente destruída depois de capotar na estrada vicinal que dá acesso a Escola Dom Bosco – Crédito: Delsimar Pereira/TV Paranaíba

De acordo com o tenente Felipe Borges, do Corpo de Bombeiros, as crianças estavam assustadas, mas conscientes, e foram retiradas do veículo com cuidado. A van, embora credenciada e vistoriada pela Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, sofreu grandes danos com o capotamento: estrutura amassada, rodas danificadas, vidros quebrados e o interior completamente revirado. O veículo será periciado para verificar se estava em condições adequadas de uso.

O tenente Reinaldo Machado, da Polícia Militar (PM), informou que o motorista relatou ter perdido o controle devido à poeira levantada por outro veículo à frente. O tacógrafo da van indicava que ela trafegava a 100 km/h no momento do acidente, velocidade considerada incompatível com as condições da estrada rural onde ocorreu o capotamento.

Secretaria de Educação vai convocar motoristas para reunião

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informa que equipes da pasta acompanharam o atendimento ao acidente envolvendo uma van escolar que atende a Escola Municipal Dom Bosco, na zona rural de Uberlândia, com auxílio aos órgãos de segurança e prestação de suporte aos envolvidos e familiares.

A Secretaria informa que o veículo está devidamente credenciado pelo Município para prestar serviço de transporte escolar conforme sistema público: vistoria.uberlandia.mg.gov.br. Informa também que a dinâmica do acidente será apurada pelos órgãos policiais. Comunica, ainda, que convocará oficialmente os motoristas de vans escolares que prestam serviço à Secretaria Municipal de Educação para uma reunião, neste mês, para reforçar as regras e determinações para realizar o transporte escolar com segurança.