Falsa indenização do INSS: saiba como identificar e se proteger de golpes
A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários do INSS poderão se informar se autorizaram ou não tais cobranças nos canais oficiais
A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários do INSS poderão visualizar no aplicativo os descontos em seus benefícios e informar se autorizaram ou não tais cobranças. No entanto, a iniciativa legítima do governo federal está sendo usada por golpistas para aplicar fraudes com promessas de falsa indenização do INSS de até R$ 15 mil.

Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram valores descontados indevidamente de seus benefícios começaram a receber uma notificação de descontos do governo no aplicativo Meu INSS nesta terça-feira (13). Com a medida, segurados poderão solicitar ressarcimento a partir de hoje (14), exclusivamente por meio do aplicativo, ou através do site oficial da Previdência Social.
Com a decisão, criminosos estão utilizando vídeos manipulados por inteligência artificial (deepfakes) para enganar os beneficiários. Eles se passam por jornalistas conhecidos, replicando seus rostos, vozes e expressões induzindo os usuários a clicarem em links maliciosos, direcionando-os para sites falsos que imitam portais do governo.
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Como funciona o golpe
A falsa indenização do INSS começa com vídeos bem produzidos, muitas vezes compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Utilizando tecnologia deepfake, criminosos recriam rostos, vozes e gestos de jornalistas conhecidos, dando a falsa sensação de confiabilidade. O roteiro mistura informações verídicas com promessas como: “Receba agora mesmo até R$ 15 mil em reembolso do INSS”.
Ao clicar nos links divulgados, a vítima é levada a páginas que imitam portais do governo. Lá, são solicitados dados como CPF, número do benefício, senha do Meu INSS e até acesso remoto ao celular.
Em alguns casos, o usuário é induzido a baixar arquivos maliciosos, que podem conter vírus, trojans ou programas de espionagem.
INSS não está fazendo ligações nem enviando mensagens
O Instituto Nacional do Seguro Social alertou que não está entrando em contato com beneficiários por telefone, SMS ou WhatsApp para tratar de reembolsos.
O único canal seguro para verificar e contestar descontos é o aplicativo Meu INSS, além da Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Quem não tem familiaridade com tecnologia pode realizar todo o processo pelo telefone. A Central 135 está disponível, e o INSS recomenda ligar após as 16h ou aos sábados para um atendimento mais ágil.
Como acessar o Meu INSS com segurança
O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas App Store (iOS) e Google Play (Android). Para criar uma conta, o usuário deverá informar o CPF e criar uma senha seguindo os critérios exigidos.
Também é possível acessar por meio do internet banking de bancos conveniados, na opção “Entrar com seu banco”.
Após instalar o app, o usuário deve ativar as notificações tocando no ícone do sininho no topo da tela e, em seguida, acessar a aba “Configurar Notificações”.
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Dicas para se proteger da falsa indenização do INSS
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Desconfie de vídeos com promessas de dinheiro fácil;
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Verifique se o site acessado é o oficial do governo (gov.br/inss);
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Nunca forneça seus dados pessoais por links recebidos via mensagens;
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Não baixe arquivos enviados por desconhecidos;
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Mantenha seu antivírus atualizado;
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Use apenas o app Meu INSS ou a Central 135 para qualquer procedimento.