Falsa indenização do INSS: saiba como identificar e se proteger de golpes

A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários do INSS poderão se informar se autorizaram ou não tais cobranças nos canais oficiais

, em Uberlândia

A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários do INSS poderão visualizar no aplicativo os descontos em seus benefícios e informar se autorizaram ou não tais cobranças. No entanto, a iniciativa legítima do governo federal está sendo usada por golpistas para aplicar fraudes com promessas de falsa indenização do INSS de até R$ 15 mil.

Governo alerta para falsa indenização do INSS envolvendo promessas de reembolso de até R$ 15 mil
Governo alerta para falsa indenização do INSS envolvendo promessas de reembolso de até R$ 15 mil. Crédito: Reprodução/ Joédson Alves – Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram valores descontados indevidamente de seus benefícios começaram a receber uma notificação de descontos do governo no aplicativo Meu INSS nesta terça-feira (13). Com a medida, segurados poderão solicitar ressarcimento a partir de hoje (14), exclusivamente por meio do aplicativo, ou através do site oficial da Previdência Social.

Com a decisão, criminosos estão utilizando vídeos manipulados por inteligência artificial (deepfakes) para enganar os beneficiários. Eles se passam por jornalistas conhecidos, replicando seus rostos, vozes e expressões induzindo os usuários a clicarem em links maliciosos, direcionando-os para sites falsos que imitam portais do governo.

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Como funciona o golpe

A falsa indenização do INSS começa com vídeos bem produzidos, muitas vezes compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Utilizando tecnologia deepfake, criminosos recriam rostos, vozes e gestos de jornalistas conhecidos, dando a falsa sensação de confiabilidade. O roteiro mistura informações verídicas com promessas como: “Receba agora mesmo até R$ 15 mil em reembolso do INSS”.

Ao clicar nos links divulgados, a vítima é levada a páginas que imitam portais do governo. Lá, são solicitados dados como CPF, número do benefício, senha do Meu INSS e até acesso remoto ao celular.

Em alguns casos, o usuário é induzido a baixar arquivos maliciosos, que podem conter vírus, trojans ou programas de espionagem.

INSS não está fazendo ligações nem enviando mensagens

O Instituto Nacional do Seguro Social alertou que não está entrando em contato com beneficiários por telefone, SMS ou WhatsApp para tratar de reembolsos.

O único canal seguro para verificar e contestar descontos é o aplicativo Meu INSS, além da Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Quem não tem familiaridade com tecnologia pode realizar todo o processo pelo telefone. A Central 135 está disponível, e o INSS recomenda ligar após as 16h ou aos sábados para um atendimento mais ágil.

Como acessar o Meu INSS com segurança

O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas App Store (iOS) e Google Play (Android). Para criar uma conta, o usuário deverá informar o CPF e criar uma senha seguindo os critérios exigidos.

Também é possível acessar por meio do internet banking de bancos conveniados, na opção “Entrar com seu banco”.

Após instalar o app, o usuário deve ativar as notificações tocando no ícone do sininho no topo da tela e, em seguida, acessar a aba “Configurar Notificações”.

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Dicas para se proteger da falsa indenização do INSS

  • Desconfie de vídeos com promessas de dinheiro fácil;

  • Verifique se o site acessado é o oficial do governo (gov.br/inss);

  • Nunca forneça seus dados pessoais por links recebidos via mensagens;

  • Não baixe arquivos enviados por desconhecidos;

  • Mantenha seu antivírus atualizado;

  • Use apenas o app Meu INSS ou a Central 135 para qualquer procedimento.