Explosões na Praça dos Três Poderes deixam Brasília em alerta
Ataques ocorridos após coletiva de imprensa sobre PEC que propõe o fim da escala 6x1 aumentam a tensão política em Brasília
A Praça dos Três Poderes foi palco para duas explosões, com um intervalo de segundos, que levaram uma pessoa a óbito em Brasília. O fato ocorreu no início da noite desta quarta-feira (13), logo após a coletiva de imprensa sobre a PEC que propõe o fim da escala 6×1.

De acordo com a nota do Supremo Tribunal Federal (STF), ao final da sessão dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela.
A Praça dos Três Poderes, fica entre o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, local de trabalho do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. O presidente já não estava no local no momento das explosões.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A Polícia Federal investiga as explosões e disse que um inquérito policial será instaurado para apurar os ataques. Foram acionados policiais do Comando de Operações Táticas (COT), do Grupo de Pronta-Intervenção da Superintendência Regional da PF no Distrito Federal, peritos e o Grupo Antibombas da instituição, que estão conduzindo as ações iniciais de segurança e análise do local.
A vice-governadora, Celina Leão, se pronunciou em coletiva de imprensa sobre o caso. De acordo com ela, ainda não foi possível identificar a vítima e nem as razões que causaram às explosões.
Um carro também explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos deputados. No porta-malas do veículo, haviam fogos de artifício e alguns tijolos.
A placa do carro é de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. De acordo com as informações preliminares o dono do veículo é Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 e não se elegeu.
Registro das explosões
Nota do STF sobre explosões na Praça dos Três Poderes
Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF.
O presidente do STF falou por telefone com o presidente da República, com o diretor-geral da PF e com a vice-governadora do DF. Também por mensagem com o governador do DF. Está acompanhando a ocorrência e diretamente em contato com a segurança do STF
Nota da Polícia Federal
A Polícia Federal investiga as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13/11) na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Um inquérito policial será instaurado para apurar os ataques.
Foram acionados policiais do Comando de Operações Táticas (COT), do Grupo de Pronta-Intervenção da Superintendência Regional da PF no Distrito Federal, peritos e o Grupo Antibombas da instituição, que estão conduzindo as ações iniciais de segurança e análise do local.
Veja mais: