“Era cheio de vida”: clientes lamentam morte de comerciante em Uberlândia

Renato Eugênio Barbosa, dono da ferragista Refermaq, foi morto durante roubo no bairro Santa Mônica, em Uberlândia; amigos e moradores da região destacam seu caráter e dedicação

, em Uberlândia

-

“Ele era cheio de vida, animado, um trabalhador.” Assim amigos e clientes resumem Renato Eugênio Barbosa, dono da Ferragista Refermaq, morto durante um assalto na tarde de quarta-feira (10), no bairro Santa Mônica, em Uberlândia. O crime foi registrado pela Polícia Militar como latrocínio, roubo seguido de morte. Um dos suspeitos foi preso, mas as buscas pelo segundo envolvido continuam.

Renato Eugênio Barbosa, vítima de latrocínio dentro de sua loja de ferragens, em Uberlândia
Renato Eugênio Barbosa, vítima de latrocínio dentro de sua loja de ferragens, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia – Crédito: Faceebok/Reprodução

Renato Barbosa era conhecido por abrir a loja cedo todos os dias, manter o bom humor e receber bem quem entrava em seu estabelecimento. Nas redes sociais, clientes e amigos lamentaram a perda. “O Renato era meu amigo, pessoa excelente, prestativo e humilde. Compro na Refermaq praticamente todos os meses. Que Deus abençoe os familiares”, escreveu um amigo e frequentador da loja.

Moradores do Santa Mônica destacaram que a ferragista era um ponto de referência no bairro. “Uma loja de anos aqui, ele era trabalhador, cheio de vida. É muita tristeza”, disse uma vizinha.

Sandra Rodrigues, antiga moradora da rua 43, no bairro Santa Mônica, também recorda momentos com Renato Barbosa. Ela contou que, quando criança, seus filhos brincavam com ele, quando moravam na mesma rua.

Com o passar dos anos, se distanciaram, mas a amizade nunca se perdeu. “Sempre que eu comprava algo na loja, ele era educado, sorridente, respeitoso e humilde, como desde criança”, lembrou. Segundo Sandra, Renato chegava a permitir que levasse produtos e pagasse depois.

Ela ainda ressalta a comoção dos moradores do bairro pela morte de Renato. “Todos na rua da loja gostavam dele. Os moradores estão muito tristes e assustados com esse crime”, completou.

O corpo da vítima passou por exames no Instituto Médico Legal (IML) e será liberado para a família ainda esta manhã. O velório terá início às 12h30 na Paz Universal, na Sala Ametista, e será encerrado às 16h30. O sepultamento irá ocorrer no Cemitério Bom Pastor, às 17h.

Enquanto familiares se preparam para a despedida, clientes e amigos reforçam a memória de um homem que, segundo eles, marcou o bairro pela dedicação ao trabalho e pela forma simples de tratar as pessoas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Dinâmica do crime

Imagens de câmeras de segurança mostram dois homens chegando a pé à loja, que fica na avenida Segismundo Pereira. Testemunhas contaram que os criminosos pediram a corrente de ouro da vítima. Assustado, Renato Barbosa tentou se desvencilhar. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes partiram para cima dele, pegaram a joia e, em seguida, os disparos foram efetuados.

As imagens mostram os ladrões subindo a rua Jornalista João de Oliveira e entrando na loja de ferramentas. A ação dura poucos segundos e nas imagens seguintes os criminosos aparecem correndo.

A Polícia Militar informou que pelo menos três disparos foram ouvidos, sendo que dois atingiram a vítima. Os criminosos fugiram correndo e abandonaram a moto usada na fuga no bairro Tibery. A arma utilizada também foi deixada no local do crime.

Morte de comerciante em uberlândia ocorreu em sua loja, a ferrajista Refermaq, no bairro Santa Mônica
Morte de comerciante em Uberlândia ocorreu em sua loja, Ferrajista Refermaq, no bairro Santa Mônica – Crédito: TV Paranaíba/Reprodução
×

Leia Mais

Prisão de suspeito

Durante as buscas, a PM prendeu um dos homens envolvidos no latrocínio. Ele é do Rio de Janeiro e, segundo a corporação, ele confessou que está em Uberlândia cometendo diversos crimes e já foi alvo de operações do Gaeco. Até a noite de ontem (10), a polícia não havia identificado o autor, mas afirmaram que estão sendo realizados levantamento e rastreamento para identificar e encontrar o outro autor do crime.