Eder Balbino, o ‘gênio de Uberlândia’ recupera passaporte e tem medidas cautelares suspensas

O empresário Eder Lindsay Magalhães Balbino, conhecido como “gênio de Uberlândia” por ter ajudado o PL a questionar as urnas eletrônicas, teve as medidas cautelares retiradas nesta sexta-feira (04), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e também não foi indiciado pela Procuradoria Geral da República

, em Uberlândia

-

O empresário Eder Lindsay Magalhães Balbino, conhecido como “gênio de Uberlândia” por ter ajudado o PL a questionar as urnas eletrônicas, teve as medidas cautelares retiradas nesta sexta-feira (04), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e também não foi indiciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) no inquérito que apura suposta tentativa de golpe de Estado. Ele chegou a ser investigado e prestou depoimento de sete horas na sede da Polícia Federal em Uberlândia, em fevereiro de 2024.

Dentre as medidas revogadas estão: proibição de manter contato com demais investigados, proibição de se ausentar do país, proibição de participação em cerimônias, festas ou homenagens realizadas no Ministério da Defesa, na Marinha, na Aeronáuticam no Exército e nas Polícias Militares.

Conforme o despacho da petição 12100/DF, o ministro do STF afirmou que “Eder Lindsay Magalhães Balbino, o investigado não foi indiciado no relatório final apresentado pela autoridade policial, e a Procuradoria-Geral da República, ao exercer a sua opinio delicti, não denunciou o investigado, razão pela qual, em relação a ele, não estão mais presentes os requisitos necessários à manutenção das medidas cautelares anteriormente impostas”.

Também ao atender o pedido da defesa, o ministro destacou que “há ausência de interesse na manutenção da apreensão dos bens apreendidos” com o então investigado. “A perícia e análise dos dados já foram realizadas pela Polícia Federal”.

A reportagem do Paranaíba Mais entrou em contato com o advogado de defesa Fidel Braga, que emitiu o seguinte posicionamento:  “A defesa de Eder Balbino recebe com serenidade a referida decisão. Para nós não é surpresa, vez que sempre indicamos a idoneidade e caráter imaculado de nosso cliente. Éder segue à disposição das autoridades, como sempre esteve, caso seja necessário quaisquer esclarecimentos.”

Gênio de Uberlândia
Eder Balbino teve as medidas cautelares suspensas – Crédito: Reprodução