Duas clínicas de idosos são interditadas em Uberlândia durante Operação Virtude
Uma das instituições de longa permanência para idosos funcionava de forma clandestina, o que resultou na devolução dos idosos às famílias
-
A Operação Virtude, deflagrada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), teve desdobramentos em Uberlândia, onde duas clínicas de Longa Permanência para Idosos foram interditadas cautelarmente — uma delas funcionava de forma clandestina, o que resultou na devolução dos idosos às famílias. As clínicas interditadas estavam localizadas nos bairros Martins e Nossa Senhora das Graças. Outras duas instituições da cidade também foram fiscalizadas.
A interdição cautelar permanecerá em vigor até que todas as irregularidades que motivaram a ação sejam sanadas. A determinação de uma eventual multa é a conclusão do processo administrativo sanitário, que está em andamento. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que nenhuma das instituições visitadas recebe subvenção do município.
De acordo com informações apuradas, equipes da Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Ministério Público e Corpo de Bombeiros vistoriaram instituições localizadas nos bairros Martins, Umuarama, Santa Maria e Nossa Senhora das Graças. Em alguns desses locais, foram constatadas irregularidades estruturais e administrativas, além do descumprimento de normas sanitárias.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Operação virtude combate crimes e maus-tratos a idosos
A Operação Virtude resultou na prisão de 88 pessoas e no atendimento de 633 vítimas de violência contra idosos. Com duração de 30 dias, a Operação mobilizou mais de 4,3 mil profissionais e 1.933 viaturas em todo o território mineiro. Participaram da força-tarefa as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública e as Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Desenvolvimento Social (Sedese).
Durante a operação, as forças de segurança registraram 437 denúncias de crimes contra idosos, das quais 355 já foram apuradas. Foram 581 boletins de ocorrência, 367 inquéritos instaurados, 224 prisões preventivas e 121 perícias realizadas.
Uberlândia teve ação conjunta de fiscalização
Em Uberlândia, as fiscalizações ocorreram de forma discreta e simultânea em diferentes pontos da cidade. Além das irregularidades de documentação, algumas unidades apresentavam problemas estruturais, como falta de acessibilidade e inadequação de banheiros e áreas de convivência. Em outros casos, os responsáveis foram notificados para regularização imediata das condições de higiene e segurança.
As ações integradas visaram verificar denúncias de maus-tratos, negligência e condições precárias de atendimento a idosos, reforçando a necessidade de cumprimento rigoroso das normas que regem as Instituições de Longa Permanência para Idosos.
“O objetivo da Operação Virtude é garantir que os idosos em situação de vulnerabilidade estejam protegidos, recebendo cuidados adequados e vivendo em ambientes seguros e humanizados”, destacou a Sejusp em nota oficial.
Rede de proteção e conscientização
Além das ações repressivas, a operação também promoveu atividades educativas, como palestras, orientações e distribuição de materiais informativos, alcançando mais de 3,8 mil pessoas em Minas Gerais.
As autoridades reforçam que qualquer suspeita de violência contra idosos pode ser denunciada anonimamente pelo Disque 181, canal da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.