Dez idosos são resgatados após mortes em clínica clandestina no Triângulo Mineiro

As vítimas foram localizadas em estado debilitado, desidratadas e desnutridas em casa às margens da BR-365; está em investigação morte de quatro idosos e o desaparecimento de outro

, em Uberlândia

-

Uma operação conjunta realizada pelas secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social de Araguari, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros resgatou dez idosos em uma casa, que funcionava como clínica clandestina, localizada no setor de chácaras conhecido como Raio de Sol,  às margens da BR-365, em Araguari. A ação atendeu ao pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

As vítimas estavam em situação de maus-tratos e o local não apresenta condições adequadas para o atendimento aos idosos. O responsável pelo local não apresentou documentos que autorizassem o funcionamento de uma clínica.

Clínica clandestina foi localizada no loteamento Raio de Sol, na divisa entre Araguari, Uberlândia e Indianópolis
Clínica clandestina foi localizada no loteamento Raio de Sol, na divisa entre Araguari, Uberlândia e Indianópolis – Cre´dito: SES-MG/Divulgação

Condições precárias e maus-tratos em clínica clandestina 

O resgate aconteceu na última quinta-feira (13) e ocorreu após a morte de quatro idosos e o desaparecimento de outro em curto intervalo de tempo. Inicialmente, a Vigilância Epidemiológica de Uberlândia foi alertada com o registro do primeiro óbito, seguido por um segundo em poucos dias. Um dos idosos desapareceu por cinco dias, sendo encontrado posteriormente em outra chácara. As ocorrências chamaram atenção das autoridades e motivaram a fiscalização da clínica.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

No momento da operação, os idosos foram encontrados debilitados, desidratados e desnutridos. A Vigilância Sanitária constatou que o imóvel não possuía condições adequadas de higiene nem estrutura apropriada para abrigar pacientes, além de armazenamento incorreto de medicamentos e falta de alimentos.

Encaminhamento e atendimento médico

Sete idosos foram retirados pela equipe de resgate, e três foram buscados por suas famílias. Todos receberam atendimento no Hospital Padre Júlio César Siqueira, em Araguari.

Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde informou que seis permanecem internados, com previsão de transferência para Uberlândia, enquanto quatro já foram entregues às famílias. O estado de saúde dos internados é estável, e após a alta, eles serão encaminhados a instituições de longa permanência.

×

Leia Mais

O caso continua sendo investigado pelas autoridades.