Cuidados com gás: explosão em apartamento de Uberlândia acende alerta
Levantamento informal, com base na experiência do técnico Hamilton Garcia, 70% das residências estão com registros vencidos
-
A explosão registrada em um apartamento no bairro Shopping Park, em Uberlândia, reacendeu-se o alerta sobre os riscos do uso de gás, que pode ser canalizado ou não. Segundo o técnico, que trabalha no setor há 24 anos, Hamilton Garcia, estima-se que 70% das residências estão com os registros de gás vencidos, fator que pode causar vazamentos, explosões e até impedir o pagamento de indenizações em caso de acidentes. O levantamento é baseado nos atendimentos realizados pelo técnico.
“O registro tem validade de cinco anos e precisa ser trocado dentro do prazo. Se acontecer um acidente e o registro estiver vencido, o seguro pode não cobrir os danos”, explica.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Cuidados com o gás devem ser redobrados
De acordo com o especialista, a maior parte dos problemas ocorre atrás do fogão, onde a mangueira costuma ser esquecida ou instalada de forma incorreta. Para gás canalizado, a mangueira deve ser revestida de aço e possuir selo de qualidade, mas muitos moradores utilizam mangueiras plásticas inadequadas, por serem mais baratas. “Além de usar material de qualidade, é preciso verificar abraçadeiras e conexões. Uma mangueira ressecada ou mal instalada pode causar vazamentos e colocar toda a família em risco”, disse o técnico especialista.

Vazamentos em Uberlândia preocupam autoridades
Dados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais mostram que Uberlândia registrou 159 ocorrências de vazamentos de gás GLP ou natural entre 2023 e agosto de 2025. Só em 2024 foram 67 casos, e em 2025 já são 41 registros. As ocorrências exigem atuação rápida das equipes para eliminar o risco de explosão em cozinhas e áreas de serviço.
Leia Mais
Dicas para evitar acidentes com gás

Hamilton orienta que os moradores fiquem atentos a sinais de vazamento, como cheiro característico de gás. Em caso de suspeita, é fundamental:
- Não acender luzes nem ligar aparelhos elétricos;
- Fechar imediatamente o registro e abrir portas e janelas para ventilação;
- Aplicar água com sabão nas conexões para identificar possíveis vazamentos;
- Acionar o fornecedor de gás ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Além disso, é recomendada a inspeção periódica das instalações por empresas credenciadas, garantindo a troca de registros e mangueiras dentro da validade.
Instalação segura faz diferença
O técnico lembra que a compra de peças em supermercados ou sem nota fiscal pode comprometer a garantia do equipamento e a segurança da residência. É importante que o registro seja verificado pelo Inmetro e que tenha a garantia do fabricante.