Criança atropelada por van em Uberlândia: motorista deve se apresentar à polícia hoje

Noah Miguel, de apenas 8 anos, foi atropelado por uma van escolar clandestina; motorista é inabilitado e pode responder por homicídio culposo com agravantes

, em Uberlândia

-

O motorista da van escolar, já identificado pelas autoridades, deve se apresentar à Polícia Civil ainda nesta quarta-feira (9) para prestar depoimento sobre a criança atropelada no bairro Residencial Integração. O acidente resultou na morte de Noah Miguel dos Santos Macedo, de 8 anos, que será sepultado hoje. 

Outra novidade do caso é que a van que atropelou a criança não está credenciada a realizar o transporte escolar, conforme conta no sistema de vistorias de veículos da Settran, de responsabilidade da Prefeitura de Uberlândia. 

Noah Miguel dos Santos Macedo, de 8 anos é a criança atropelada por van em Uberlândia
Noah Miguel dos Santos Macedo, 8 anos, morreu após ser atropelado por uma van escolar – Crédito: Redes sociais/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o delegado responsável pelo inquérito, Marcelo Franco, o motorista poderá ser indiciado por homicídio culposo na direção de veículo automotor, agravado por estar sem habilitação e conduzir um veículo de transporte de passageiros. O inquérito foi instaurado e segue com apuração minuciosa dos fatos.

Além disso, a proprietária da van, vinculada a uma empresa conhecida como Transporte Escolar da Tia Fernanda, já foi identificada e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), conforme o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro, que criminaliza entregar direção de veículo a pessoa não habilitada.

Motorista fugiu após estacionar van em garagem

rua onde o menino Noah Miguel sofreu o acidente
Noah Miguel dos Santos Macedo, 8 anos, morreu após ser atropelado por uma van escolar – Crédito: Redes sociais/Reprodução

De acordo com a Polícia Militar (PM), o atropelamento aconteceu no momento em que a mãe de Noah Miguel caminhava com ele e outro filho mais novo. O menino atravessava a rua para retornar à calçada quando foi atingido pela van.

O motorista não prestou socorro e fugiu do local, abandonando o veículo na garagem da empresa. Durante as buscas, os policiais identificaram o local e encontraram outra van com vestígios de sangue, que também foi apreendida.

A criança foi levada por vizinhos à UAI Morumbi, onde sua morte foi confirmada. O velório de Noah ocorre desde a tarde de terça-feira (8) e o sepultamento será nesta quarta-feira.

×

Leia Mais

Investigação segue e punições podem ser severas

A PC informou que a ausência de habilitação do condutor e o uso de um veículo não credenciado podem agravar as consequências legais para os envolvidos. Caso se confirme a versão preliminar, o motorista deverá responder por homicídio culposo com causas de aumento de pena. A empresa também poderá enfrentar sanções administrativas e criminais.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) reforçou, em nota oficial, que realiza ações de fiscalização rotineiras e campanhas de conscientização sobre a importância do transporte seguro, como a mais recente “Transporte Seguro, Criança Feliz”. Ainda assim, o caso escancarou a presença de frota clandestina circulando na cidade.

Repercussão e como denunciar

O caso da criança atropelada por van mobilizou moradores e familiares que cobram justiça e mais rigor nas fiscalizações. A população pode conferir os veículos e condutores escolares credenciados no Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Denúncias sobre transporte escolar irregular podem ser feitas diretamente à Settran ou pelo número 153 da Guarda Municipal.

Empresa responsável pela van se manifestou

Em nota enviada à reportagem, a empresa proprietária da van informou, por meio do advogado Wellington Moura, que entrou em contato com a família da criança e se colocou à disposição para prestar apoio, inclusive oferecendo ajuda com os custos do velório e do enterro.

A empresa afirmou ainda que o motorista não fugiu do local do acidente enquanto a criança ainda estava no local e que só deixou o veículo após encaminhá-lo ao depósito da empresa.

Também destacou que, após ser comunicado sobre o óbito, o motorista foi orientado a se apresentar à polícia, o que teria ocorrido nesta quarta-feira (9).

Segundo a defesa, a empresa permanece colaborando com as autoridades e lamenta profundamente o ocorrido.