Condomínio no Shopping Park teve laudo de gás aprovado antes da explosão

Síndica afirma que rede de gás estava com manutenção em dia e que vai apurar causas do vazamento que provocou acidente

, em Uberlândia

O Condomínio Residencial Colina Sul, em Uberlândia, divulgou os laudos técnicos mais recentes das instalações de gás e o AVCB, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Os documentos apontam que o teste de estanqueidade, procedimento usado para detectar vazamentos, foi realizado recentemente na central de gás e em toda a rede de distribuição. O resultado foi considerado satisfatório, sem registro de vazamento de gás no sistema.

Já o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) confirma que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais certifica que o edifício possui todas as medidas de segurança exigidas pela legislação estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico. O documento foi emitido com base no respectivo Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) e tem validade até 19 de novembro de 2029.

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – Crédito: Reprodução

A síndica informou que todas as manutenções estavam em dia e que um novo laudo será feito para identificar o que causou o vazamento no apartamento em que estava Danielle Silvestre, vítima da explosão.

Condomínio que explodiu no Shopping Park divulga laudos de manutenção
Fumaça tomou conta de prédio no bairro Shopping Park, em Uberlândia, após explosão em apartamento – Crédito: Redes Sociais/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Condomínio tem laudo de gás aprovado

O relatório apresentado traz o detalhamento do teste realizado na central de gás GLP, que atende o condomínio, localizado na Rua Mauro Belário. Segundo o documento, a rede foi inspecionada e passou pelo procedimento de pressão, sem apresentar queda ou indícios de vazamento.

As imagens anexadas ao laudo mostram o manômetro utilizado na verificação, reforçando que, à época do teste, o sistema estava estanque.

Laudo de Estanqueidade da Rede de Distribuição Interna de Gás Combustível (GLP) – Crédito: Reprodução/Redes sociais

MAIS! Quem é Danielle Silvestre, jovem vítima da explosão no Shopping Park

Próximos passos e investigação

Apesar do resultado positivo dos laudos anteriores, o condomínio deve solicitar novas inspeções para apurar se houve alguma falha posterior ou rompimento acidental na tubulação. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem apresentar relatórios complementares nos próximos dias.