Companheira é presa após homem ser encontrado morto em Patos de Minas

Vítima foi localizada na madrugada; companheira, uma mulher transexual, diz ter reagido a agressões e afirma que agiu em legítima defesa

, em Uberlândia

-

Um homem de 23 anos foi encontrado morto em Patos de Minas, na madrugada deste sábado (1º), em um apartamento no centro da cidade. A Polícia Militar informou que o imóvel estava revirado, com pratos quebrados e indícios de consumo de álcool e drogas. O corpo não apresentava ferimentos por arma branca ou de fogo e as equipes suspeitam de estrangulamento. A companheira da vítima, uma mulher trans de 27 anos, foi detida para esclarecimentos e afirma que usou uma manobra de defesa durante uma luta corporal, depois de dias de agressões. O caso está sob investigação da Polícia Civil.

Polícia Militar e Civil, Patos de Minas
Policia investigará caso de homem encontrado morto em Patos de Minas; companheira é suspeita do crime, e afirma legítima defesa – Crédito: TV Paranaíba/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Durante a apuração do repórter Rafael Ribeiro, da TV Paranaíba, a PM foi acionada na madrugada e, ao chegar ao apartamento, encontrou o local com sinais de briga e consumo de substâncias. Segundo o boletim, não havia ferimentos externos visíveis por arma branca ou de fogo, por isso, os peritos e investigadores trabalham com a hipótese de morte por estrangulamento. A companheira, de 27 anos, foi conduzida para prestar esclarecimentos e detida em caráter inicial.

Em versão gravada durante a apuração, a suspeita disse que a confusão começou após dias de agressões. “Foi dois dias de agressão, minha mão está cortada de faca, que eu tentei tirar a faca da mão dele”, relatou. Ela afirmou que, em uma das noites anteriores, o homem havia agredido outra pessoa presente e que, na sequência, foi novamente violento. “Ele partiu para cima da minha amiga e eu fiquei no meio para ele não bater nela. Aí começou uma luta corporal e acabou que eu dei um mata-leão nele”, disse. Sobre a intenção da manobra, ela declarou: “minha intenção era para ele desmaiar, para me esconder dos objetos cortantes, para ele não fazer uma coisa pior”, afirmou.

Ainda segundo a suspeita, após perceber que a vítima havia parado de respirar, ela ligou para a mãe do homem e em seguida para sua própria mãe, tentou socorrê-lo e posteriormente se apresentou à polícia. “Eu só quis me defender”, disse em trecho da entrevista com Rafael Ribeiro. Equipes periciais foram acionadas para examinar o imóvel.

×

Leia Mais

A Polícia Militar comunicou que o corpo do homem encontrado morto em Patos de Minas será submetido a perícia para confirmar a causa da morte e que será realizada uma aqvaliação das circunstâncias, incluindo a possibilidade de legítima defesa, antes de formalizar indiciamentos ou medidas judiciais.

A detenção ocorreu como parte das providências iniciais; a suspeita permanece à disposição das autoridades para que sejam ouvidas testemunhas e analisadas provas materiais. A investigação também busca esclarecer se houve consumo de drogas e álcool e se havia outras pessoas no imóvel no momento do ocorrido.

A versão da mulher detida, em que relata episódios anteriores de agressão, deverá ser confrontada com depoimentos, laudos periciais e eventual prontuário médico da vítima para formação de convicção pela Polícia Civil.

Organizações e autoridades orientam que, em casos de violência doméstica, vítimas e testemunhas procurem a polícia e os serviços de atendimento especializados.