Com tempo instável, alerta da Defesa Civil segue suspenso após invasão hacker; confira canais
Sistema nacional de envio de mensagens emergenciais segue suspenso após invasão que disparou alerta falso para diversas regiões do país
-
Em meio ao tempo instável, a capacidade de emissão de alerta da Defesa Civil de Minas Gerais segue limitada, dada a suspensão da difusão por celulares na madrugada do último sábado (20). O problema afeta usuários de Uberlândia, que também ficam sem receber os alertas extremos da Defesa Civil pelos aparelhos celulares. A tecnologia de comunicação móvel permite o envio instantâneo de mensagens de textos e alertas sonoros para celulares, e foi tirada do ar após uma invasão hacker no sistema nacional. A previsão do tempo indica chuva nos próximos dias.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, a tecnologia chamada Cell Broadcast (Difusão Celular) é uma tecnologia de comunicação móvel que permite o envio instantâneo de mensagens de texto e alertas sonoros para todos os celulares dentro de uma área geográfica específica. Esse alerta é emitido somente em caso de eventos severos e extremos.
Ainda segundo o órgão, a plataforma de envio foi retirada do ar à 1h30 da madrugada de sábado (20), após ter sofrido uma invasão e disparado um alerta para diversas regiões do país, ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Em nota, a Defesa Civil informou que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionou a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas.
Em Uberlândia, o sistema de alerta da Defesa Civil também está desativado. Contudo, o órgão utiliza as redes sociais, e-mail da prefeitura e WhatsApp para divulgar alertas elaborados pelo Centro de Inteligência e pela Coordenação do órgão. No entanto, é preciso fazer o cadastro nas plataformas indicadas pela Defesa Civil.
Como receber alertas da Defesa Civil pelo celular
A população pode receber alertas da Defesa Civil diretamente no celular por SMS, WhatsApp e Telegram. O serviço é gratuito e permite que moradores sejam informados sobre riscos de chuvas intensas, tempestades, deslizamentos, enchentes e outras situações de emergência.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a disponibilizar esse tipo de sistema de alerta integrado em diferentes plataformas de comunicação, ampliando o alcance das mensagens preventivas.
Cadastro por SMS
Para receber os alertas por mensagem de texto:
- Envie um SMS para o número 40199;
- Informe o CEP da região de interesse;
- Após o cadastro, os avisos serão enviados automaticamente sempre que houver risco na localidade informada.
Cadastro pelo WhatsApp
Os alertas também podem ser recebidos pelo WhatsApp. Para se cadastrar:
- Adicione o número (61) 2034-4611 aos contatos;
- Envie a mensagem “oi” para o robô de alertas;
- Siga as instruções exibidas na tela;
- Cadastre as áreas de interesse para começar a receber as notificações.
Cadastro pelo Telegram
O serviço também está disponível no Telegram. O procedimento é semelhante:
- Adicione o número (61) 2034-4611;
- Envie a mensagem “oi” para o robô de alertas;
- Siga as orientações apresentadas;
- Selecione as regiões que deseja monitorar.
A Defesa Civil recomenda que a população mantenha o cadastro atualizado para receber informações rápidas e oficiais em situações de risco e emergência.
Alerta da Defesa Civil ainda não foi necessário
Nesta quarta-feira (24), o órgão emitiu um Alerta Amarelo em Uberlândia, indicando tempo instável com possibilidade de chuvas e rajadas de vento. Além disso, também emitiu um informativo do tempo em relação à presença de neblina. Contudo, o alerta da Defesa Civil que foi suspenso é utilizado apenas para casos extremos, o que ainda não foi o caso.
Segundo o órgão, se necessário emitir o alerta Severo ou outro alerta, será feito em tempo hábil com suas próprias ferramentas de alerta para o município de Uberlândia. Também afirmaram, em nota, que estão atentos na central de operações 24h.
Quinta-feira traz frio intenso e mais granizo
Mesmo com a passagem da frente fria, as instabilidades seguem presentes na quinta-feira (25). O Triângulo Mineiro e o Sul/Sudoeste de Minas continuam com previsão de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo, com acumulados entre 30 e 45 mm. Chuvas fracas a moderadas atingem ainda a Zona da Mata, Oeste de Minas, Campo das Vertentes e a Grande BH.
O frio será o destaque: as temperaturas mínimas devem despencar para entre 10°C e 13°C no Sul/Sudoeste de Minas e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outro ponto de atenção é a umidade relativa do ar, que permanece baixa, com índices próximos ou abaixo de 30% no Norte, Noroeste de Minas, Central Mineira e nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.