Cidade na Turquia enfrenta um dos piores tremores em anos, após ser atingida por terremoto
Balıkesir registra tremor de magnitude 6.1, que deixou edifícios danificados, feridos e pânico entre moradores; equipes de resgate atuam na região
-
Na noite desta segunda-feira (27), um forte terremoto de magnitude 6,1 atingiu o distrito de Sındırgı, na província de Balıkesir, na Turquia, região marcada por falhas geológicas. O abalo ocorreu por volta das 22h48 (horário local), causando o desabamento de três prédios danificados anteriormente, ferimentos em 22 pessoas, pânico entre moradores e aumentando o temor para futuras réplicas.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A agência turca de gerenciamento de desastres (AFAD) e autoridades locais informaram que o epicentro foi registrado em Sındırgı, e que o tremor se fez sentir em regiões distantes como Istambul, Izmir e Bursa, demonstrando o alcance agressivo do evento.
O governador de Balıkesir afirmou que, apesar de ainda não haver confirmação de mortos, “a verificação está em andamento”.
Relatos da imprensa turca e vídeos divulgados por moradores mostram caos: pessoas correndo para fora de casas enquanto o chão tremia, chuva intensa se aproximando e vários abrigos públicos, mesquitas, ginásios e escolas, sendo convertidos em locais de refúgio para quem se recusava a retornar às moradias.
VEJA TAMBÉM: O que é o 3I/Atlas, cometa interestelar que se aproxima do Sol e intriga cientistas
A região de Balıkesir, situada sobre importantes sistemas de falhas tectônicas (como ramos do Falha do Norte da Anatólia), já vinha registrando atividade sísmica elevada. Em agosto deste ano, um tremor também de magnitude 6,1 atingiu o mesmo distrito, com pelo menos uma vítima. Esse histórico torna a infraestrutura local ainda mais vulnerável e acende o sinal de alerta sobre a necessidade de reforço e preparação emergencial.
Importante lembrar que um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a Turquia no início de agosto. Ao menos uma pessoa morreu e outras 29 ficaram feridas.
Leia Mais
Especialistas meteorológicos e geológicos ouvidos por agências de notícias internacionais afirmam que o tremor, pela sua profundidade rasa e localização, tinha potencial para provocar efeitos mais severos, como desabamentos, deslizamentos de terra e danos estruturais, caso atingisse áreas mais densamente povoadas ou com edifícios frágeis.
Para esta terça-feira (28), equipes de busca e resgate, da AFAD e forças locais, concentram esforços no mapeamento dos danos, atendimento aos feridos, fornecimento de abrigos e checagem da estabilidade de edifícios e estradas.
Autoridades recomendaram que moradores evitem retornar às casas até que os laudos de segurança sejam emitidos e, sobretudo, com o risco de novos terremotos.