Chuvas em Santa Catarina deixam sete cidades em emergência e 180 pessoas desalojadas

Precipitação intensa causou alagamentos, deslizamentos e desalojados em várias regiões do estado, incluindo a Grande Florianópolis

, em Uberlândia

-

As fortes chuvas em Santa Catarina nesta quinta-feira (16) levaram sete cidades, incluindo Florianópolis, a decretarem situação de emergência. Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado, foram atendidas 234 ocorrências em 23 municípios.

Conforme os militares, os trabalhos resultaram no atendimento de 437 pessoas, incluindo resgates, salvamentos, atendimentos médicos de urgência, remoção de árvores e desobstrução de vias públicas, além de ações em decorrência de pequenos deslizamentos, inundações e enxurradas. Como resultado das chuvas, 180 pessoas ficaram desalojadas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Litoral de Santa Catarina Enfrenta Chuvas Intensas
Litoral de Santa Catarina enfrenta chuvas intensas – Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina/ Arquivo

A Secretaria informou também que cidades como Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú registraram mais de 180 mm de chuva, enquanto Itajaí registrou 150 mm, o que equivale a até 70% da chuva prevista para todo o mês de janeiro.

A circulação marítima sobre o estado, com as características geográficas da região, intensificaram as chuvas, afetando principalmente o Baixo Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis.

Foram registrados deslizamentos de terra, quedas de árvores, alagamentos em ruas e casas, e muitas pessoas ficaram ilhadas ou isoladas.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, BM Zevir Anibal, outras corporações precisam ser acionadas para auxiliar nas ocorrências e os trabalhos de limpeza.

 

Mais chuvas

Na noite de quinta-feira (16), a Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas fortes na manhã de sexta-feira (17). A previsão é que a circulação marítima continue, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas no litoral catarinense, principalmente entre a Grande Florianópolis, o Médio e Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte.

Espera-se que a chuva seja constante e, às vezes, muito forte, com acumulados de 50 a 100 mm, podendo ultrapassar esse valor em alguns locais.

➡️ Acompanhe as últimas notícias do Brasil

Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil estão mobilizados para atender ocorrências no estado – Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina/ Arquivo

Durante a tarde de sexta-feira, o calor e a umidade devem gerar temporais isolados, com risco de chuvas fortes, raios, ventos fortes e granizo em algumas áreas do Litoral e dos Planaltos.

O risco de danos como alagamentos, destelhamentos e problemas na rede elétrica será moderado a alto nessas regiões. No Grande Oeste, o risco é baixo.

Com a diminuição do calor e o enfraquecimento da circulação marítima durante a noite de sexta-feira (17), espera-se que as chuvas percam força e o tempo melhore no litoral catarinense.